O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior divulgou um perfil de negócios dos países que disputam a Copa do Mundo com o Brasil. A publicação tem dados sobre negócios consolidados e em potencial. De acordo com o levantamento, o principal país da Copa comprador e vendedor de serviços para o Brasil são os Estados Unidos, com 42,23% da fatia de aquisições e 34,89% do percentual de vendas.
A Holanda vem em segundo lugar, adquirindo 9,76% e vendendo 24,27%. Os dados são referentes a 2013 e fazem parte do Sistema Integrado do Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv). Na categoria de serviços, estão incluídas operações como corretagem de títulos, escritórios, apoio administrativo, operações de turismo, consultorias gerenciais, em marketing, tecnologia da informação, financeira e outras.
Segundo o secretário de Comércio e Serviços da pasta, Humberto Ribeiro, a Copa representa uma grande oportunidade para o setor por marcar a participação do Brasil na economia intangível, aquela em que a qualidade no atendimento, a informação, o lazer e o turismo são prioridades. O arquivo com o levantamento completo pode ser acessado na página do ministério na internet.
Informações Agência Brasil