Uma das principais lições que Henrique Mol aprendeu em todos esses anos no mundo dos negócios foi não dar um passo maior do que a perna. Diretor executivo da Fórmula Pizzaria e presidente de uma holding com mais de cinco marcas no catálogo, a Encontre Sua Franquia, Mol tem experiência suficiente para saber que vários limites precisam ser impostos quando o assunto é a empresa, principalmente quando a vida pessoal começa a ocupar o mesmo espaço dos negócios.
“Algumas pessoas têm essa visão de que vai virar empresário e do dia pra noite tudo vai dar certo, as contas vão se equilibrar e os problemas financeiros vão deixar de existir”, explica Mol, que garante que essa visão é uma mentira: “Ter uma empresa requer muito comprometimento, as coisas não acontecem do nada. O empresário precisa lembrar a todo momento que uma coisa é a empresa e outra coisa é a vida pessoal, e isso serve para qualquer área de atuação”, salienta.
É comum que muitos empresários encontrem dificuldades em equilibrar os negócios (o que pode levar algum tempo), e até aí tudo bem. Mas, alerta o diretor, os problemas começam a surgir quando tudo vira uma coisa só, ainda mais quando falamos das finanças.
Na ponta do lápis
“Nem a maior empresa do mundo consegue se manter de pé sem planejamento”, alerta o empresário. Até mesmo nas multinacionais o planejamento é seguido à risca e as contas são analisadas meticulosamente.
Algumas questões precisam ser levadas em conta para ver progresso na empresa, o que pode ser uma tarefa muito difícil para alguns: “Se sua empresa tem um carro para fins exclusivos da própria empresa então você não pode buscar seus filhos na escola todos os dias com esse carro. Claro que imprevistos acontecem, mas devem ser evitados ao máximo”, diz. Mol também chama atenção para outros deslizes frequentes, como usar o telefone da empresa para fazer ligações pessoais, utilizar produtos indiscriminadamente da loja para “compensá-los” depois, etc.
No caso da Fórmula, a rede presta suporte constante aos franqueados em casos como esses para não haver baixas na operação. A franqueadora sempre lembra aos investidores, por exemplo, que o prazo de retorno nem sempre é imediato e qualquer atitude mal planejada pode custar muito caro à operação. “O franqueado não pode consumir uma pizza por dia e deixar para repor o caixa depois, isso não existe. É algo que prejudicaria demais o funcionamento da unidade”, alerta.
Dicas
Não consegue manter os negócios fluindo conforme o planejado e sente que a empresa está patinando? Henrique Mol separou algumas dicas, as mais importantes, para que a empresa saia da estagnação, registrando bons resultados – e o melhor: lucro!
Controle financeiro
“Saiba quanto sua empresa fatura por mês e tenha em mente de que seu salário deve ser compatível com o faturamento da empresa. Lembre-se de que todas as contas devem ser pagas, incluindo produtos usados no dia a dia (como café, água, conta de luz), fornecedores e funcionários, antes que seu salário seja debitado desse valor”.
Contas separadas
“Nem todos os empresários têm contas separadas, mas essa é a melhor alternativa para quem quer ter mais controle sobre as coisas. O que é da empresa é da empresa e o que é seu é seu, não tem segredo”.
Contabilize tudo
“Se você comprar uma caneta para seu escritório isso tem que ser contabilizado. Por menor que seja o gasto ele pode virar uma bola de neve no final do mês, então é melhor saber o que entra e o que sai da empresa, se possível fazer um acompanhamento semanal, é mais detalhado e mais garantido. Dificilmente você vai encontrar problemas se acompanhar tudo de perto”.
Sobre a Fórmula Pizzaria
Fundada na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, a Fórmula Pizzaria atua no segmento de alimentação, com o objetivo de levar um alimento de qualidade e atrativo ao consumidor de forma rápida. A marca surgiu no mercado em 2014 e após a fundação da unidade piloto se estruturou para o franchising. A rede tem fácil operação, alta rentabilidade e itens como central de atendimento e cozinha da franqueadora, tornam o negócio muito atrativo. As unidades oferecem pizzas e calzone com mais de 40 sabores diferenciados. São três modelos de negócio com investimento inicial a partir de R$145 mil.www.formulapizzaria.com.br