Pagamento invisível: especialista destaca o que esperar para os próximos 5 anos

Essa tecnologia promete transformar a maneira como as transações são realizadas, eliminando a necessidade de interação direta com dispositivos

Nos últimos anos, o conceito de “pagamento invisível” tem ganhado força como uma das tendências mais inovadoras no setor financeiro. Essa tecnologia está redefinindo a maneira como as transações são realizadas, eliminando gradualmente a necessidade de interação física com dispositivos de pagamento, como cartões ou smartphones. Segundo um levantamento da Mastercard, a preferência pelo dinheiro em espécie tem diminuído, com um terço dos consumidores indicando que essa opção foi deslocada pela digitalização dos pagamentos. Além disso, mais da metade (53%) dos respondentes brasileiros afirmaram sentir-se muito confortáveis usando as novas tecnologias,

“No cenário do desenvolvimento de soluções digitais, como é o caso da Idea Maker, espera-se que o pagamento invisível cresça significativamente, impulsionado pela conveniência, segurança e personalização. Nossa plataforma, que opera dentro do ecossistema de open finance, não apenas facilita transações, mas garante que cada uma delas seja segura e eficiente, representando um passo à frente na jornada do pagamento invisível”, afirma Jorge Ramos (foto em destaque), CEO da Idea Maker, empresa de tecnologia que idealiza soluções digitais voltadas para meios de pagamento, filantropia premiável e sorteios.

Essa tecnologia se baseia em ferramentas como a inteligência artificial (IA), biometria e Internet das Coisas (IoT) para automatizar o processo. O objetivo é que o consumidor finalize uma compra sem precisar realizar ações manuais para autorizar a transação. Um exemplo claro dessa inovação são os sistemas de reconhecimento facial.

“Ao incorporar tecnologias que minimizem a necessidade de interações diretas com os clientes, tornamos o processo tão fluido que quase se torna imperceptível”, diz Ramos. “A segurança também é essencial. Ao reduzir a fricção nos pontos de contato com o cliente, estamos não apenas melhorando a experiência do usuário, mas também estabelecendo novos padrões para a segurança e a confiabilidade das transações online. Nossa abordagem centra-se na simplificação da experiência do usuário, utilizando automação, inteligência artificial e avançadas práticas de segurança, como o 3DS 2.0, para monitorar e aumentar as taxas de conversão e aprovação”, acrescenta o executivo.

Para garantir a segurança, também surgiram os gateways de pagamento, que atuam como intermediários entre o site do comerciante e as instituições financeiras, oferecendo uma camada adicional de proteção. Esse mercado tem crescido rapidamente, com projeções de alcançar US$ 16,27 bilhões em 2024 e chegar a US$ 34,80 bilhões até 2029, de acordo com a Mordor Intelligence.

“Nosso gateway de pagamentos próprio, integrado com diversos parceiros, permite uma gestão robusta de transações. Com o uso de ferramentas avançadas para a gestão e análise de grandes volumes de dados financeiros e operacionais, asseguramos a transparência e a eficácia que o mercado exige. Este compromisso com a inovação nos posiciona como um habilitador chave para empresas que buscam não apenas atender, mas superar as expectativas de um mercado cada vez mais conectado,” ressalta o CEO da Idea Maker. “Apesar dos desafios que ainda precisam ser superados, essa inovação tem grande potencial para o futuro das soluções digitais e do comércio global. Quando bem implementada, pode revolucionar a maneira como interagimos com o dinheiro e moldar o consumo no nosso cotidiano”.

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