Pesquisa revela o que impulsiona o consumo dos brasileiros no fim do ano

Pesquisa da Rakuten Advertising mostra que o Brasil puxa o crescimento global do e-commerce, impulsionado por renda extra, mobile commerce e apelo por promoções

Segundo levantamento lançado pela Rakuten Advertising, rede líder global em marketing de performance, o Brasil se destacou como um dos principais motores de crescimento do e-commerce mundial nesta Black Friday. A pesquisa aponta três fatores principais que explicam essa tendência positiva: o efeito do décimo terceiro salário, que eleva o poder de compra das famílias; o avanço das compras mobile-first, com o celular consolidado como principal canal de consumo digital; e o comportamento cada vez mais orientado por descontos e cupons.

“A combinação desses fatores têm impulsionado o volume de transações e colocado o Brasil em posição de destaque para anunciantes e marcas globais. Enquanto mercados maduros enfrentam estabilidade ou retração, o país registra um crescimento de 7% nas visitas a sites de compras, reforçando seu papel estratégico no cenário internacional”, ressalta Salomão Araújo, VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil.

Outro destaque do levantamento é o papel das plataformas internacionais no aquecimento do mercado. O movimento intensificou a competitividade e ampliou o volume de descontos e promoções disponíveis, gerando um efeito dominó em todo o ecossistema de e-commerce nacional.

“O Brasil vive um momento único de maturidade digital e comportamento de compra. O consumidor está mais conectado, estratégico e com alto poder de decisão na palma da mão. Isso faz do país uma das geografias mais promissoras do mundo para as marcas nesta Black Friday”, comenta Salomão.

A pesquisa confirma uma tendência de alta para o varejo digital. De acordo com dados da Gauge e W3haus, a Black Friday de 2025 deve movimentar cerca de R$13,6 bilhões no Brasil, o que representa um crescimento de 16,5% em relação ao ano anterior. O comportamento do cliente também reforça o papel estratégico do ambiente online: segundo o levantamento da Rakuten Advertising, 98% dos brasileiros buscam por descontos e cupons antes ou durante compras, impulsionando um aumento de 5,61% no público da categoria “Cupons e Descontos”, em comparação a 2024.

Facebook
Twitter
LinkedIn