Problemas com frete causam desistência em compras

Os lojistas virtuais costumam aproveitar cada vez mais as oportunidades de venda para fidelizar seus consumidores em datas comemorativas. É o caso do Dia do Cliente – comemorado em 15 de setembro, onde não só as promoções, brindes ou cupons ganham vez. É necessário estar atento para o atendimento ao cliente, com diferenciais competitivos e oportunidades que proporcionem experiência para fidelização.

De acordo com estudo realizado pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, 57% dos consumidores brasileiros pretendem aproveitar a data para comprar itens de necessidade com o menor preço. Para esse ano em especial, é preciso saber que a maioria das pessoas fará suas compras de forma online. Outro fator determinante para a metade do público é o benefício de receber seu produtos em casa. Para os que dizem aproveitar a comemoração alguns fatores podem causar a desistência da compra, são eles: frete ruim, com poucas opções de envio e valores abusivos (57%), falta de confiança na loja (40%) e prazo de entrega longo, fora da data prometida (39%).

 

Para Éder Medeiros, especialista em gestão de fretes e CEO do Melhor Envio – plataforma de gestão de fretes que ajuda empreendedores a otimizarem tempo, ganharem competitividade com fretes mais baratos, integrações e rastreios automatizados, é preciso oferecer um serviço com qualidade de ponta a ponta. “O cliente precisa estar satisfeito com toda experiência. Hoje em dia um dos fatores mais relevantes para a finalização de uma compra está nas opções de frete. Invista em uma estratégia de entrega eficiente, com a alta demanda, apresente alternativas de envio usando o serviço de gestão de frete, transportadoras e empresas de logística”, afirma.

 

Com sinal de alerta para as entregas, aproveite o momento para realizar adaptações às possibilidades que o mercado virtual necessita, adicione como alternativa, parcerias com empresas que oferecem diversos tipos de integrações para entrega. 

O especialista reuniu abaixo algumas dicas para surpreender os consumidores.

Aposte na divulgação

Muitos lojistas vão se beneficiar desse atrativo para vender, portanto, a concorrência será grande. Sendo assim, invista na criação da sua própria estratégia, crie sua promoção, invista em uma experiência diferenciada mudando o layout da sua página virtual. Utilize as redes sociais para repercutir o clima da comemoração.

Transforme a data em uma temporada de vendas

O período de vendas durante o Dia do Cliente tem bastante potencial para crescer e é uma ótima oportunidade para impulsionar a criação de atrativos de venda. Ou seja, trate a data comemorativa como uma temporada, estenda o período de promoção por uma semana ou até mais de acordo com a estratégia escolhida. Lembrando que essa mesma abordagem pode ser utilizada no planejamento de campanhas como Black Friday e Natal.

Fidelize seu cliente

Estimular a lembrança do cliente é uma alternativa para mantê-lo sempre perto, campanhas que estimulem o retorno do cliente mesmo fora de uma data especial é uma ótima aposta.  Ofereça cupons ou descontos para uma próxima compra, isso auxilia a atração de novos clientes, além de motivar uma compra que não foi finalizada.

Avalie seu frete
O cliente gosta sempre de ser surpreendido e é neste momento que você precisa ter em mentes estratégias em destaque na multidão de lojistas virtuais. Verifique a possibilidade de oferecer frete grátis durante o período, aproveite o Dia do Cliente como um piloto, lembrando que você não precisar oferecer isso sempre.

Reveja as opções de entrega
É importante que seu e-commerce não dependa apenas de uma opção de entrega. Adicione meios diferentes de frete e o serviço de diversas transportadoras, dessa forma será possível oferecer fretes mais rápidos e mais baratos.

Sobre o Melhor Envio
Plataforma de gestão de fretes que ajuda empreendedores a otimizarem tempo, ganharem competitividade com fretes mais baratos, integrações e rastreios automatizados. Atualmente, a plataforma já atende e está integrada com as maiores e melhores plataformas de e-commerce, ERPs, hubs, marketplaces e meios de pagamento do mercado, como, por exemplo: VTEX, Amazon, NuvemShop, Loja Integrada, Bling e outras.  

 

 

 

 

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