Iniciativa do Governo Federal permite testar, em ambiente real, os sistemas e processos que darão base ao novo modelo tributário do país
A Qive, ecossistema completo para gestão fiscal e financeira, está entre as 109 empresas aprovadas pela Receita Federal para integrar o projeto-piloto da Reforma Tributária sobre o Consumo, que vai testar, na prática, a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). A lista oficial, publicada no Diário Oficial da União, conta com grandes empresas como iFood, Companhia Nacional Siderúrgica, Deloitte, Itaú, Samsung e outras e marca uma etapa decisiva para a transição tributária no país.
A CBS é o novo tributo federal que substituirá PIS e Cofins e tem como objetivo simplificar o sistema tributário brasileiro, reduzindo sobreposições e tornando o processo de apuração mais eficiente. O projeto-piloto foi criado para validar os sistemas de apuração, a calculadora oficial de tributos e os processos assistidos que irão guiar os contribuintes.
“Integrar o grupo de empresas escolhidas pela Receita Federal é um marco na trajetória da Qive. Nossa participação ativa na construção de um dos pilares centrais da Reforma Tributária reforça nosso compromisso em apoiar o país e nossos clientes em uma transição histórica rumo a um sistema mais simples e efetivo. Estamos prontos para contribuir com tecnologia, segurança e clareza, gerando vantagens competitivas duradouras para todo o ecossistema financeiro”, afirma Erika Daguani (foto em destaque), CPO da Qive.
A participação da companhia terá dupla função: validar os fluxos da CBS como usuária/testadora e colaborar com a Receita Federal por meio de feedbacks e sugestões de aprimoramento. “Estar nesse grupo é ter a oportunidade de contribuir para que a transição tributária seja mais confiável e positiva para o país. Também significa antecipar regras, ajustar nossos sistemas e garantir que os clientes da Qive contem com soluções aderentes desde o primeiro dia de vigência da CBS”, complementa Erika.
A iniciativa reforça o compromisso de apoiar organizações de diferentes setores na adaptação à Reforma Tributária, agregando inteligência e automação aos processos. “O piloto é um laboratório vivo da Reforma. Acompanhamos em tempo real as definições da Receita e transformamos dados fiscais e financeiros em informação estratégica, reduzindo riscos de inconsistências e fortalecendo a conformidade”, encerra a CPO da Qive.
A Reforma Tributária é um conjunto de mudanças na forma como os impostos são cobrados no Brasil. O objetivo é simplificar o sistema tributário, considerado um dos mais complexos do mundo, além de aumentar a transparência, reduzir distorções e estimular o crescimento econômico. A transição passa a valer em 2026 com testes operacionais do novo modelo tributário – que deve ser implementado até 2033.