Chatbot brasileiro ajuda a treinar fluência em inglês por meio do WhatsApp

Solução criada pela startup ChatClass tem teste gratuito que permite trocar áudios e realizar  conversas com inteligência artificial, sendo alternativa para quem quem deseja melhorar a pronúncia e receber feedbacks

A inteligência artificial já está sendo inserida no dia a dia das pessoas, inclusive, para facilitar o aprendizado. Segundo pesquisa realizada pelo Google em 2023 com a Educa Insights, 70% dos estudantes brasileiros já ouviram falar dessas tecnologias e três em cada dez as utilizam rotineiramente para complementar os estudos. Foi diante desse cenário que a ChatClass, empresa que oferece ferramentas de comunicação e educação com uso de Inteligência Artificial, lançou sua nova ferramenta para o estudo de inglês – com foco na fluência conversacional – unindo a tecnologia com o alcance e o engajamento do WhatsApp.

O recurso funciona no aplicativo de mensagens e conta com três modalidades. A primeira é um livro de exercícios no qual é possível acessar as teorias como se fossem aulas, além de realizar atividades de fixação para gramática, vocabulário e todas as competências do idioma. A segunda modalidade traz uma simulação de conversas em inglês, permitindo que os alunos vivenciem situações reais com missões para serem desvendadas. Ao longo do processo, os alunos também recebem dicas de como melhorar a pronúncia, por exemplo. Por fim, o terceiro módulo de ensino oferece a possibilidade de tirar dúvidas com o tutor de inteligência artificial sobre o idioma, possibilitando também resgatar temas de matéria das aulas.

A tecnologia pode ser adquirida por pessoas e empresas, podendo ajudar tanto pessoas que precisam se aprofundar no idioma quanto empresas que querem oferecer o ensino de idiomas para seus funcionários. Para o fundador e CEO da startup, Jan Krutzinna (foto em destaque), a ferramenta também tem o potencial de ajudar pessoas que ainda têm vergonha de treinar a pronúncia da língua inglesa em conversas ou que não têm com quem treinar, por exemplo, o que resulta em alto engajamento no estudo.

De acordo com dados divulgados pelo Facebook (empresa proprietária do WhatsApp desde 2014), o aplicativo de mensagens instantâneas possui uma taxa de abertura de quase 100%. Dessa porcentagem, o índice de engajamento é de aproximadamente 80%. Isso difere de uma lista de e-mail, com taxa de abertura de 15%. “Vemos o ensino por WhatsApp como um grande potencializador para a democratização do acesso ao estudo de inglês, já que ele está presente em 99% dos celulares do país, conforme estudo do Opinion Box. O ensino presencial ainda é caro para a maioria da população e plataformas de ensino online têm baixa adesão”, conta Krutzinna.

Ficou curioso? É possível testar a ferramenta gratuitamente aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn