Manter o mesmo URL da página de vendas durante o checkout elimina qualquer potencial desconfiança e ajuda a manter o usuário engajado
A ascensão da educação digital é inegável. Dados da Educa Insight revelam que, entre 2020 e 2021, o número de brasileiros que considerava fazer um curso à distância saltou de 40% para 78%. No entanto, uma pesquisa da State of Search Brasil aponta que 74% dos usuários desistem de finalizar uma compra por falta de confiança no site, enquanto 65% abandonam por falta de informações sobre o produto.
Falha de Confiança e Velocidade de Carregamento: A Dupla Problemática
Renatto Moreira (foto), CMO da Ticto, identifica dois fatores significativos que contribuem para a desistência: falta de confiança e demora no carregamento da página de checkout. “Transparência é fundamental. Quando os usuários não se sentem seguros ao inserir informações de pagamento, é provável que abandonem o curso antes mesmo de começar”, destaca.
Estudos apontam que velocidade é um fator crucial. “Na Ticto, nosso checkout carrega em apenas 0,4 segundos, sendo o mais rápido do mercado. Um segundo a mais de carregamento em sites como a Amazon ou Magazine Luiza pode resultar em milhões perdidos”, ressalta o CMO da empresa.
O Caminho para a Transparência
Renatto destaca a importância de um checkout transparente. “Manter o mesmo URL da página de vendas durante o checkout elimina qualquer potencial desconfiança e ajuda a manter o usuário engajado”, explica.
A consistência visual também é crucial. “Nossa solução permite que qualquer produtor deixe todas as etapas da compra com os mesmos elementos visuais, mantendo uma identidade mais consistente”, declara Renatto.
Gatilhos Psicológicos e Sinais de Confiança
“A incorporação de elementos de prova social e de urgência em nosso processo de compra é uma abordagem comprovada para aumentar a conversão”, relata Renatto. “Isso pode incluir depoimentos de alunos satisfeitos, selos com prazo de garantia, imagens de resultados do produto, bem como elementos de urgência e escassez para incentivar a ação imediata”, adiciona.
Segundo Renatto Moreira, o abandono de cursos online é um desafio comum, mas com estratégias embasadas em dados e ciência, é possível aumentar as taxas de conversão e reduzir as desistências. “Isso não apenas beneficia as empresas, mas também proporciona uma melhor experiência aos alunos em busca de conhecimento e crescimento pessoal”, finaliza.
Renatto Moreira é empreendedor, especialista em Marketing e estratégias de vendas online. CEO & Fundador da Mantic e CMO e Co-fundador da Ticto Tecnologia. Para mais informações, acesse: Linkedin.
Sobre a Ticto
Empresa é uma referência na transformação da educação digital no Brasil. Com foco em transparência, eficácia e simplicidade, a Ticto se comunica com seus parceiros de maneira objetiva, intimista e inclusiva.