O fenômeno dos franqueados multiunidades segue em constante crescimento. De acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, em 2019 o volume de redes que possuem este modelo atingiu 82%, contra 74,5% em 2018.
Geralmente esses investidores que buscam ter mais de uma unidade ou marca, acreditam que essa é a fórmula para que ele possa crescer empresarialmente. Esse franqueado aumenta as possibilidades de receitas em diversos pontos e ainda tem a diluição de custos e despesas fixas.
Após estudarem muito o mercado de franchising, a bióloga Silvia Regina e o publicitário Rafael Barreto, decidiram investir em uma unidade do Instituto Gourmet. A primeira unidade foi inaugurada em maio de 2018 e já conta com 550 alunos e um faturamento mensal de 150 mil reais.
Com a alta procura e a necessidade do brasileiro em se profissionalizar, mãe e filho decidiram investir em uma segunda unidade da rede. “A gastronomia se mostrou uma tendência atual para profissionalização, é um segmento financeiro sólido e muito promissor”, comenta Silvia.
Criado para profissionalizar os amantes da gastronomia e confeitaria, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação e geração de renda do aluno.
Com temas variados e de acordo com as necessidades individuais dos alunos, eles oferecem aulas que variam de workshops aos assuntos mais específicos e atuais da culinária. Com a popularização dos programas de culinária a procura para cursos profissionalizantes na área de gastronomia cresce à cada dia e o Instituto Gourmet já conta com mais de 3.000 alunos formados em todo o país e mais de 14 mil cursando na rede.
A inauguração da segunda unidade de Silvia aconteceu no mês de junho em Copacabana, no Rio de Janeiro, e as expectativas são altas. Mãe e filho acreditam que até o final deste ano, o faturamento das duas unidades deve chegar na casa de R$ 380 mil reais por mês. “Entendemos que estamos construindo uma história e temos muito a crescer, mas confiamos não só na vontade e transparência dos franqueadores como também no grupo sério de franqueados. É muito importante que todos estejam dispostos a trabalhar juntos para fazer com que o Instituto Gourmet cresça e faça diferença não só nas nossas vidas, mas como nas vidas de nossos funcionários e alunos também”, finaliza a empreendedora.
Hoje o Instituto Gourmet conta com mais de 70 unidades comercializadas e já faturou mais de R$ 14 milhões de reais no último ano e a expectativa é fechar o ano de 2019 com um faturamento de R$ 45 milhões de reais. Lucilaine Lima, fundadora da rede acredita que o sucesso do Instituto Gourmet se dá ao fato da empresa ter como missão transformar a vida de todos os que integram seu modelo. “Além do aluno empreendedor, nós enfatizamos a importância social que o franqueado possui. Ele é responsável por impactar economicamente aquela região gerando empregos e formação profissional”, finaliza.
Sobre o Instituto Gourmet
O Instituto Gourmet é a maior rede de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja ingressar no mercado gastrônomico e obter formação profissional da área, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou no franchising em 2017 e já conta com mais de 70 unidades comercializadas e 42 em operação em todo país.