Plataforma oferece 30 cursos de capacitação na área de tecnologia da informação

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em conjunto com o Minis­tério da Educação (MEC), oferece gratuita­mente, na plataforma Brasil Mais TI, cursos on-line de capacitação de jovens entre 16 e 25 anos na área de tecnologia da informação. Coordenado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Sof­tex), o programa é o terceiro maior do tipo no mundo, totalizando, até o início do mês passado, 172 mil cursos concluídos e 64 mil estudantes cadastrados.

O Brasil Mais TI faz parte do programa TI Maior, complementando outras iniciativas do governo federal para o setor como, por exemplo, o Start-Up Brasil. Segundo o presi­dente da Softex, Ruben Delgado, o objetivo é suprir a demanda por mão de obra para o setor de TI no Brasil, que atualmente dispõe de, pelo menos, 84 mil vagas em aberto. Este déficit gerou uma perda de receita de cerca de R$ 8 bilhões ao longo dos últimos cinco anos, de acordo com dados da Associação, que calcula também que até o ano de 2020, as vagas em aberto podem atingir a marca de 408 mil. “Nossa preocupação não é apenas capacitar. Queremos contribuir com o País diminuindo este déficit e, ao mesmo tempo, gerando emprego e renda”, afirma Delgado. A estimativa da coordenação do Brasil Mais TI é ministrar 100 mil cursos até dezembro, capacitando mais 10 mil pessoas.

Operando desde 2012, a plataforma ofe­rece atualmente 30 cursos de duração média de 40 horas, nas modalidades Net, Cobol, Java, TOTVS e cursos livres. Os mais procu­rados são Algoritmo e Língua Inglesa. Este ano, ao sistema foram integrados redes so­ciais e dispositivos móveis. Outra novidade é a realização de testes vocacionais on-line e a divulgação de vagas e currículos na área para os usuários.

O programa recebe inscrições durante todo o ano, para ter acesso aos cursos e de­mais serviços da plataforma, basta fazer o cadastro no site. www.brasilmaisti.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn