O Reforça App, desenvolvido pela ProUser Apps, melhora a fixação de conteúdos que não foram bem assimilados anteriormente em diversas matérias
Escolas, responsáveis e alunos recomeçam a rotina de estudos neste segundo semestre do ano letivo. Neste momento, a tecnologia pode ajudar a melhorar o aprendizado em sala de aula e servir de complemento para os estudos. Uma dessas plataformas que serve de aliada para os estudantes é o Reforça App, voltado para usuários que estão no Ensino Fundamental 2 e Médio.
O aplicativo foi desenvolvido pela ProUser Apps, focada no desenvolvimento, produção de conteúdo e distribuição de aplicativos na área de educação, e tem o objetivo de servir como reforço para as temáticas que não foram bem assimiladas em anos anteriores, por exemplo. Com metodologia de flashcards, cartões com ilustrações, textos e áudios explicativos, a solução tem conteúdo de todas as matérias, como matemática, física, história e português. A curadoria do app está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
De acordo com uma pesquisa recente do Datafolha, a pedido do Itaú Social, da Fundação Lemann e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, quatro de cada dez pais ou responsáveis por alunos de escolas públicas de todo o país dizem que a alfabetização dos filhos evoluiu mais lentamente que o esperado após a pandemia e o reforço escolar foi apontado como uma alternativa.
“Reforçar o aprendizado recebido em sala de aula foi uma etapa importante no processo de ensino-aprendizagem, garantindo aos estudantes a possibilidade de recuperarem aqueles assuntos que não foram bem assimilados para avançarem nos estudos. E, agora, nessa retomada das aulas, torna-se bem importante iniciar o semestre recapitulando as matérias anteriores, por exemplo”, explica Bárbara Teixeira, professora e consultora educacional da ProUser Apps.
Além disso, a especialista reconhece na prática a informação do levantamento e indica: “Quando há a impossibilidade de oferecer um reforço no contraturno ou projetos de apoio aos estudantes com defasagem, as escolas podem apostar em ferramentas digitais, como o Reforça App, um aplicativo que proporciona ao aluno a oportunidade de revisar e retomar conteúdos trabalhados em sala de aula de uma maneira simples e divertida, usando o celular”, conclui Bárbara.
Como forma de contribuir de maneira contínua para a melhoria do ensino brasileiro, o Reforça App também está inserido no Projeto ‘Reforça nas Escolas’, iniciativa da ProUser Apps que visa melhorar a experiência de estudos dos alunos do ensino fundamental e médio ao permitir acesso gratuito da plataforma entre estudantes que estejam com dificuldades em determinadas matérias. Uma das instituições já agraciadas foi a Escola Municipal do Rio de Janeiro, Francis Hime, que teve 52% dos alunos com aumento de nota em apenas 1 mês da ferramenta.