Tecnologia aproxima alunos dos itinerários formativos do novo ensino médio

Plataforma IDEM desenvolvida pela Vetor Editora contribui com a escolha das matérias que serão cursadas pelos estudantes do ensino médio

A chegada do Novo Ensino Médio no último ano modificou a dinâmica de formação dos alunos nas instituições de ensino brasileiras. Buscando melhorar esse cenário, a Vetor Editora, empresa cinquentenária com foco em pesquisa, desenvolvimento e geração de conhecimento para a área psicológica, neuropsicologia, organizacional e educacional desenvolveu a Plataforma IDEM. A ferramenta de rastreio de interesses consegue, mais efetivamente, aproximar o aluno ao seu itinerário de maior interesse, fazendo um “match” a partir dos seus desejos e habilidades.

Segundo uma pesquisa da empresa, 13,6% dos estudantes não conseguem distinguir minimamente o itinerário que melhor caberia em seus objetivos e planos futuros de carreira e a IDEM chega para auxiliar nesse desafio.

“Ela funciona na prática como uma espécie de calculadora que identifica os itinerários formativos que fazem mais sentido com as habilidades daquele aluno montando uma grade curricular a partir das respostas”, explica Regina Crestani, co-autora da Plataforma IDEM, psicóloga, gestora e consultora escolar.

Segundo a educadora, o teste é semelhante a um teste vocacional que pode ser respondido tanto pelo celular quanto pelo computador. Ele é composto por pares de atividades para o aluno optar pela sua preferida direcionando ele a um itinerário formativo alinhado aos seus interesses e desejos de carreira. “O bacana de aliar a tecnologia a esse momento decisivo é que ela torna a escolha muito mais prazerosa e eficiente. Hoje em dia não tem como falar dessa geração mais jovem sem falar de tecnologia. Por isso é importante abrir a cabeça das escolas para a importância desse recurso para estimular, cativar e também gerar resultados mais efetivos”, completa.

Segundo dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil divulgados em 2018 (TIC Educação), 76% dos professores buscam formas de usar novos recursos nos processos de ensino e aprendizagem. De lá para cá isso vem crescendo, hoje a IDEM já auxilia 6.600 alunos e 32 escolas. A plataforma é aprovada no edital de tecnologias educacionais da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, podendo vir a ser implementada em todas as escolas estaduais que desejarem usar a solução.

Facebook
Twitter
LinkedIn