O resultado da quarta edição da pesquisa Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras vai na contramão de outros países, principalmente daqueles que se destacam em inovação, onde a universidade é vista como o lugar mais propício para testar e validar ideias.
A pesquisa aponta que as universidades não estão satisfazendo as necessidades dos alunos sobre empreendedorismo. Cerca de 65% dos professores estão satisfeitos com iniciativas de empreendedorismo dentro da universidade. Entre os alunos, porém, a média é de apenas 36%. As Instituições de Ensino Superior (IES) não possuem uma estrutura que aprofunde conteúdos de empreendedorismo. Quase um quinto das universidades (17,9%) não possui qualquer entidade interna que institucionaliza as ações ligadas ao empreendedorismo.
Em geral, as IES só têm disciplinas que inspiram os alunos a darem o primeiro passo. Programas que proporcionam maior visão empreendedora, como criação e gestão de novos negócios, franquias e inovação e tecnologia, estão presentes em somente 6,2% das instituições. Em média, 56% dos alunos empreendedores acreditam que iniciativas de empreendedorismo como disciplinas, incubadoras e eventos são essenciais ao prepará-los para empreender, mas somente 38,78% das universidades, em média, oferecem essas oportunidades.
Como consequência, a universidade não é vista como ponto de apoio do aluno empreendedor. Do total de empreendedores universitários entrevistados, mais da metade (51,6%) não conversa com seus professores sobre negócios. “Reforçar o conteúdo de empreendedorismo nas universidades é estratégico para o desenvolvimento da economia. Um em cada quatro universitários tem ou quer ter um negócio próprio, mas eles precisam de mais estímulo no ambiente que frequentam em uma fase muito importante da vida, de pensar o início da carreira profissional”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.
“É importante garantir o acesso ao ensino de empreendedorismo para uma cartela mais variada de cursos e níveis, e torná-lo mais transversal, a fim de estimular a troca entre os diferentes perfis. E por fim, fortalecer a conexão dos educadores com o mercado, seja trazendo mais empreendedores para a sala de aula, seja aproximando os alunos de redes de alumni”, ressalta o diretor-geral da Endeavor, Juliano Seabra.
Foram entrevistados 2.230 alunos e 680 professores de mais de 70 IES, em todas as regiões do país, entre 29 de abril e 13 de maio de 2016. O objetivo foi mostrar como essas instituições estão lidando com o empreendedorismo, por entender que elas têm um papel fundamental para formar a futura geração dos brasileiros que irão criar inovação e empregos para o país.
Empreendedorismo nas salas de aula
O Sebrae tem ações específicas sobre empreendedorismo para o público universitário. Uma delas é o Desafio Universitário Empreendedor, uma competição nacional de caráter educacional para reforçar a cultura empreendedora de forma lúdica e divertida. Desde 2013, mais de 70 mil estudantes se inscreveram para participar do Desafio Universitário Empreendedor. Somente em 2015 foram 21.400 inscritos.
Outra frente de ação do Sebrae é o Programa Nacional de Educação Empreendedora, que capacita os professores para que possam, nas salas de aula, trabalhar com conteúdos de empreendedorismo. Hoje, todos os estados realizam ações voltadas a estudantes da Educação Básica, Profissional e Superior.
Desde o início do programa, já foram capacitados mais de dois milhões de estudantes nos conteúdos de empreendedorismo em todos os níveis de ensino, nas instituições públicas e privadas de todo o país. São mais de 50 mil professores capacitados para atuarem como multiplicadores do empreendedorismo. Apenas em 2016, os professores universitários capacitados pelo Sebrae já trabalharam conteúdos de empreendedorismo com mais de 20 mil estudantes.
A fim de engajar os educadores que promovem o empreendedorismo nas IES, e empoderá-los para que eles atuem junto aos ecossistemas locais, o Sebrae e a Endeavor lançaram juntos o Movimento de Educação Empreendedora. Como parte do Movimento, uma plataforma on line irá reunir os principais estudos, eventos, boas práticas, materiais didáticos, além de permitir a conexão dos agentes-chave do assunto. Também fazem parte da iniciativa a Rodada de Educação Empreendedora, o Prêmio de Educação Empreendedora, entre outras ações.