Do primeiro contato ao atendimento: conheça plataformas para ajudar nas vendas.
Quando se fala em vendas, o que você pensa? Uma feira com várias barracas disputando a atenção dos fregueses? Um shopping com vitrines belíssimas e cartazes de “sale” e “off”? Uma loja online em que apenas um clique pode fazer a diferença entre um visitante e um cliente? Todas as alternativas estão corretas e, para todas, é preciso existir um esforço de convencimento: gritar o preço mais alto, fazer a oferta mais encantadora ou manter o usuário numa plataforma limpa e intuitiva, facilitando a venda.
Existem várias armas e estratégias para vender, e o processo de atrair, converter e reter é válido para qualquer empresa. Afinal, é preciso acompanhar o cliente do começo ao fim, desde quando ele é apenas um visitante até virar uma oportunidade e, depois, um cliente satisfeito. E existem ferramentas para ajudar a acelerar cada etapa, podendo ser usadas nos mais variados tipos de negócio, online ou offline.
Aqui no Runrun.it, usamos ferramentas antes, para nutrir o lead, educando-o para usar nosso software; durante, para ajudar na gestão da venda; e depois, para nos relacionar com ele, nos certificando de que ele está satisfeito com nosso produto – e não irá embora. Seguem, abaixo, algumas delas e outras, que podem ajudá-lo a decolar seus negócios.
Antes: Nutrição
1. RD Station e 2. Hubspot: Ferramentas que analisam todas as visitas à sua página, os leads, os leads qualificados, as oportunidades e as vendas. Possui ferramenta de criação de landing pages para a inscrição e fluxo de nutrição do lead e de email marketing para a sua base (para o envio de novidades, promoções, newsletters de conteúdo etc). Também ajuda a otimizar páginas para determinadas palavras-chave. O Hubspot ainda acompanha toda a trajetória do lead, desde onde ele foi impactado pela marca pela primeira vez (seja por conteúdo pago – anúncio – ou por visita orgânica).
Durante: CRM
3. Pipedrive, 4. Agendor e 5. Plug: Esses softwares ajudam a organizar os potenciais clientes entre os membros da sua equipe de vendas e também oferecem relatórios de performance de cada vendedor. Têm integração com as ferramentas de nutrição.
Durante: Contato
6. Five9 e 7. Talkdesk: São call centers, mas na nuvem, sem a necessidade de ter toda a infraestrutura telefônica. Tudo fica registrado na ferramenta, por isso, é possível saber quantas ligações foram realmente feitas, quantas foram finalizadas, entre outros dados.
8. Sidekick: Serviço oferecido pelo Hubspot para conferir se os e-mails enviados foram ou não abertos pelos destinatários. Isso ajuda a entender o tipo de contato que deve ser feito por telefone, por exemplo, para saber se o lead está frio ou quente (se recebeu suas comunicações anteriores ou não).
Depois: Relacionamento e Pós-Vendas
9. Intercom.io: Ao integrar o Intercom.io com a base de dados do seu software, você terá vários gatilhos sobre o comportamento do usuário para usar em comunicações de relacionamento, em medidas anti-churn, em newsletters genéricas ou em réguas de nutrição. Também oferece chat ao vivo dentro da aplicação.
10. Zendesk: Ferramenta de SAC, para o atendimento de usuários via e-mail, redes sociais e site de suporte. Registra todos os chamados e cria um histórico da conversa. Também promove avaliações do time de suporte a partir da visão de quem foi atendido e fornece relatórios que ajudam a entender melhor as demandas dos clientes.
11. Totango: Mede o engajamento do usuário dentro da ferramenta, indicando sua atividade para a tomada de decisão em relação à evolução da ferramenta, possíveis correções e abordagem da área de sucesso do cliente, reduzindo o churn.
Escrito por Antonio Carlos Soares, co-fundador da Runrun.it