De startups a fundos de investimento, essas executivas se destacam em um setor ainda majoritariamente masculino
Maioria no Brasil (51,5%, de acordo o Censo Demográfico de 2022), as mulheres ainda enfrentam uma série de desafios no mercado de trabalho. Os salários são mais baixos do que os dos homens e há mais obstáculos para chegar ao topo dos negócios. Isso sem falar na jornada tripla, vivida por boa parte delas e que inclui emprego, afazeres domésticos e cuidados com os filhos.
No ecossistema de inovação, não é diferente. Em 2023, o estudo Startup Landscape: Lideranças Feminina, realizado pela Liga Ventures, revelou que 31% das startups brasileiras possuem, ao menos, uma mulher no time fundador. Entretanto, dados do mesmo levantamento mostram que somente 22% das startups que receberam investimento em 2023 possuem mulheres no quadro societário.
O ritmo das mudanças certamente não é o ideal, mas há avanços. Mais do que isso, há mulheres cada vez mais protagonistas no ecossistema de inovação brasileiro. Seja como cofundadoras, seja na liderança de fundos ou de organizações do setor, elas já estão transformando mercados e cenários.
Abaixo listamos 14 nomes de mulheres potentes que se destacam no segmento de inovação, venture capital e tecnologia. Confira:
1. Tatiana Pimenta | Vittude
Fundadora e CEO da Vittude, referência no desenvolvimento e gestão estratégica de programas de saúde mental para empresas, a sul-mato- grossense Tatiana Pimenta é engenheira civil de formação, com MBA Executivo pelo Insper e especialização em Empreendedorismo Social pelo Insead, escola francesa de negócios. Empreendedora, palestrante, TEDx Speaker e produtora de conteúdo sobre saúde mental e bem-estar, foi reconhecida em 2023 como LinkedIn Top Voice e, em 2024, como uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina pela Bloomberg Linea.
2. Michelle Oliveira | Digital Manager Guru
Com formação em Tecnologia da Informação, a fluminense Michelle Oliveira trabalhou mais de 10 anos como Analista de Sistemas. Envolvida em projetos de software desde 2004, incluindo sistemas biométricos e identificação civil, passou por grandes empresas como Siemens e Valid. Tornou-se especialista em traduzir as necessidades dos clientes para a linguagem dos desenvolvedores, propondo soluções e aprimorando os processos das empresas. Em 2012, entrou no mundo do empreendedorismo com a irmã, através da produção de chocolates artesanais para festas infantis; e, em 2017, com o marido, cofundando e atuando como COO da Digital Manager Gur, plataforma de vendas online que centraliza tudo o que é necessário para uma estratégia digital eficaz, incluindo checkouts de alta conversão, métricas e indicadores, ROI em tempo real e centenas de integrações com ferramentas de marketing e pós-vendas. Com base em Portugal e atuação no Brasil, Europa e Estados Unidos, a empresa cria um ecossistema completo para turbinar vendas online, movimentando cerca de R$3 bilhões por ano.
3. Jéssica Muniz | BossaBox
Jéssica Muniz é sócia e Head de Operações da BossaBox. Com formação pela FGV e extensão na HEC Paris, conduz há oito anos a evolução do modelo de serviços da empresa, desenhando a governança, os mecanismos de entrega e a gestão de stakeholders que garantem previsibilidade, segurança e impacto para scale-ups, médias e grandes empresas. Sua atuação integra práticas de consultoria, tecnologia e execução para acelerar iniciativas estratégicas complexas dos clientes com alta eficiência operacional.
4. Laís Macedo | Future Is Now
Lais Macedo é Presidente do Future Is Now (plataforma de networking para lideranças que protagonizam a nova economia), além de especialista em inteligência relacional, networking estratégico e liderança na nova economia.
Atua há 15 anos conectando grandes lideranças empresariais a redes de influência, impacto e colaboração. É conselheira do CJE (FIESP), mentora do IFTL e embaixadora do Sweet Club. Formada em Relações Públicas, com pós- graduação em Administração Estratégica, liderou a expansão do LIDE e foi sócia e presidente do LIDE Futuro, em uma jornada de estagiária a CEO.
Palestra, escreve e assessora projetos sobre o poder das conexões e o valor estratégico das relações humanas.
5. Juliana Vital | Nubimetrics
Publicitária, com pós-graduação em administração pela FGV, Juliana Vital é Global Chief Revenue Officer na Nubimetrics, plataforma que empodera os sellers com dados inteligentes. A executiva tem mais de 19 anos de carreira e acumula experiência em grandes empresas e startups, desenvolvendo o mercado digital em toda a América Latina, colaborando para o crescimento das empresas baseadas em estratégias data driven.
6. Fabiana Ramos | Pine
Com mais de 20 anos de experiência em empresas multinacionais, Fabiana Ramos é CEO da Pine, agência de comunicação especializada em PR e conteúdo estratégico para marcas inovadoras. Em sua última experiência, atuou por 3 anos na expansão comercial da Swarovski, desenvolvendo uma abordagem internacional de vendas. Atualmente, é responsável pela expansão comercial da agência e por posicionar a Pine como referência no mercado, garantindo a melhor experiência para os clientes.
7. Itali Collini | Potencia Ventures
Formada em economia pela USP e, atualmente, liderança da Potencia Ventures no Brasil, Itali Collini possui 10 anos de mercado financeiro na sua bagagem profissional. Como investidora de Venture Capital na Potencia Ventures, ela seleciona startups com impacto em educação e empregabilidade para receber investimento principalmente em rodadas Semente (Seed) e Série A (Series A). Como investidora anjo, Itali seleciona startups fundadas por mulheres, negros, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência que construam soluções para mercados promissores e usuários sub atendidos. E, por fim, como mentora e educadora, Itali ajuda empreendedores a entender como e quando captar investimento nos estágios iniciais, além dos tipos de recurso compatíveis com cada negócio.
8. Wana Schulze | Wayra e Vivo Ventures
Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Wana Schulze possui MBA em Finanças pela Universidade de Chicago Booth. Profissional com experiência no mercado financeiro e consultoria estratégica, com passagens pelo Itaú BBA, Societé Générale, PIMCO e McKinsey. Atualmente, é Head de Investimentos e Portfólio da Wayra Brasil e Vivo Ventures, liderando a equipe com um foco central em originação, construção de teses de investimento e desenvolvimento de processos.
9. Nara Iachan | Loyalme by Cuponeria
Nara Iachan (Forbes Under 30) é cofundadora e CMO da Lovalme, startup que nasceu dentro da Cuponeria para oferecer soluções de fidelização. Nara é formada em Economia pela UFRJ, possui MBA em Gestão e Desenvolvimento Empresarial, também pela UFRJ, mestrado em Inovação pela FEI e tem mais de 10 anos de conhecimento sobre o setor de fidelização de clientes.
Apaixonada por empreendedorismo, marketing e inovação, a CMO valoriza a sensação de fazer a diferença na vida das pessoas e no mercado.
10. Talita Castro | PiniOn
Doutora em Antropologia pela Unicamp e cientista social, Talita Castro é especialista em arquitetura de produtos e estratégias de mercado. Com mais de uma década de trajetória no PiniOn, empresa de pesquisa de mercado especializada em dados competitivos e comportamentais, onde atualmente ocupa o cargo de CEO, consolidou sua expertise em posicionamento estratégico, vendas e gestão. Sua liderança é pautada pela inovação e pelo uso de dados para impulsionar negócios.
11. Bárbara Vallim | Hera.Build
Com mais de 16 anos de atuação no setor de tecnologia, Bárbara Vallim é CEO e Fundadora da Hera Build. Ao longo de sua carreira, liderou projetos de engenharia e inovação em empresas de diferentes portes e segmentos, contribuindo para o desenvolvimento de soluções para marcas como Microsoft, Nike, Nubank e Mercado Livre. Teve passagem por companhias globais, como Twilio, Sprinklr e Easy Taxi. Em 2024, fundou a Hera.Build, empresa que resolve o problema de dados dispersos sobre clientes, permitindo relações mais humanas e personalizadas. Com dois anos de mercado, junto com sua equipe, a Hera.Build pretende dobrar a cartela de clientes nos próximos meses.
12. Tatyane Luncah | EBEM
Tatyane Luncah é empresária há mais de 23 anos, Fundadora e CEO da EBEM, Escola Brasileira de Empreendedorismo Feminino, um ecossistema que desenvolve negócios através de mentorias, imersões, eventos e formação empresarial. Engajada com a Nova Era da Economia Feminina, Tatyane é embaixadora de dezenas de grupos femininos, Articulista do Meio & Mensagem, IstoÉ Mulher e Revista Viva Digital. Suas palestras já impactaram mais de 10 mil mulheres, tanto no Brasil quanto internacionalmente. É coordenadora e coautora das obras: Empreendedoras de Alta Performance (2016); Mulheres do Marketing I (2018); Líderes de Marketing (2019); e Mulheres do Marketing II (2022); que foram premiadas pelo Rank Brasil com o recorde de reunir o maior número de mulheres do marketing e empresárias do país.
13. Mariana Caram | DEA Design
Mariana Caram, arquiteta formada pela FAU USP, é uma pioneira e referência no mercado brasileiro de Comunicação Visual. Em seus primeiros anos de carreira, ela fundou a DEA Design, uma agência que se tornou uma consultoria multidisciplinar e integrada de experiência, branding, wayfinding e comunicação, redefinindo o design no mercado. Com 25 anos de trajetória, a DEA se destaca por sua abordagem que constrói e promove experiências de marca consistentes, conectadas e impactantes, entregando mais de 2.000 projetos para 400 clientes de peso como Google, Nubank, Natura, XP.inc e Einstein.
14. Márcia Monteiro | Arquiteto de Bolso
Fundada pela arquiteta e empreendedora Márcia Monteiro, o Arquiteto de Bolso nasceu com o propósito de democratizar o acesso à arquitetura e ao design de interiores no Brasil. Com mais de 25 anos de trajetória, Márcia deixou os escritórios de alto padrão para criar soluções acessíveis e humanas.
A empresa conecta profissionais da arquitetura, design de interiores e tecnologias de design, transformando e personalizando ambientes de imóveis, tornando o processo mais acessível, sustentável e inclusivo. A empresa já foi reconhecida por mais de 17 prêmios e visa transformar 100 mil ambientes por arquitetos e designers nos próximos dois meses, superando a norte-americana Havenly e se tornando o maior player global do setor.



