Mais de 30 mil mulheres já foram impactadas com novo projeto da CUFA e a Associação Impact Hub Brasil em parceria com ChatClass. A partir do WhatsApp, a startup ajudou a democratizar o acesso à capacitação de mulheres da periferia por meio de conteúdos sobre empreendedorismo
O WhatsApp é a rede social mais usada no Brasil. Segundo pesquisa da We Are Social, 93,4% das pessoas que acessam a internet no País, usam o aplicativo – equivalente a 169 milhões de usuários. Observando este cenário, a Central Única das Favelas – CUFA e a Associação Impact Hub Brasil, com apoio financeiro do Fundo Socioambiental da Caixa, desenvolveram um projeto em conjunto com a ChatClass, startup que oferece ferramentas de comunicação e educação com uso de Inteligência Artificial, para oferecer o envio diário de conteúdos sobre empreendedorismo para mulheres da periferia via WhatsApp. O uso do aplicativo de mensagens é uma excelente estratégia para atingir e engajar o público-alvo da ação, pois não há a necessidade de realizar o download de outros aplicativos apenas para o projeto. Até o momento, mais de 30 mil mulheres já foram alcançadas.
No Brasil, o empreendedorismo feminino vem crescendo mais a cada ano. Segundo pesquisa do Data Favela, a partir dos microdados do IBGE, há no Brasil 9,6 milhões de mulheres empreendedoras (trabalhadoras conta própria + empregadoras), o que representa 1/3 dos empreendedores brasileiros. Visando esse potencial, a parceria tem como objetivo democratizar o acesso à capacitação de mulheres de favela por meio de uma trilha de conteúdos abrangentes sobre empreendedorismo utilizando o WhatsApp, que é o meio de comunicação mais difundido entre este público.
Desenvolvido para mulheres de baixa renda, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que residem nas favelas de todo o país, o projeto, nesta etapa, conta com 20 videoaulas e conteúdos extras que abrangem temas desde a precificação de produtos até a gestão completa de um negócio. Simultaneamente, as mulheres cadastradas no programa podem esclarecer todas as dúvidas com atendentes a qualquer momento do curso, bastando, para isso, solicitar “ajuda” no menu do número de WhatsApp.
Além disso, também são disponibilizados para o time do projeto relatórios para acompanhar o desenvolvimento das turmas e os resultados de abertura e interações das mensagens recebidas no WhatsApp.
Ao final do programa, as mulheres que concluírem a trilha de conteúdos receberão um certificado de conclusão do curso. “O certificado é um reconhecimento do esforço e dedicação dessas mulheres. É um projeto muito importante para auxiliarmos na promoção da igualdade de oportunidades e empoderamento feminino”, explica Jan Krutzinna, fundador e CEO da ChatClass.
Sobre a ChatClass:
Com o propósito de democratizar a educação, especialmente o ensino de Inglês e os treinamentos corporativos, por meio de conversas no WhatsApp e Instagram, a edtech ChatClass é pioneira na educação conversacional através de inteligência artificial, e agora também utiliza o ChatGPT para fornecer conteúdos e feedbacks personalizados para os alunos. Fundada em 2014 pelo cientista da computação alemão Jan Krutzinna, a edtech já foi selecionada para programas de aceleração como IBM Hyper Protect Accelerator, Estação Hack do Facebook e Google for Startups, e venceu prêmios internacionais de inovação na educação como TPrize (MIT), Learning Engineering Tools Competition. Foi eleita uma das 10 edtechs mais inovadoras do mundo pela GSV Cup. Desde a chegada da ChatClass ao mercado, mais de 750 mil pessoas foram treinadas pelos seus cursos.