Quem planeja passar um tempo no exterior, muitas vezes, está com foco em aprimorar um idioma ou algum curso específico. Porém, essa experiência pode ser muito mais enriquecedora. Para jovens empreendedores, em especial, a oportunidade pode trazer um impacto poderoso ao conectá-lo com pessoas e experiências únicas em culturas diferentes.
A EHL, Ecole Hôtelière de Lausanne, reconhecida escola de hospitalidade na Suíça, reúne estudantes de todo os cantos do globo, permitindo que eles se beneficiem não apenas da educação de primeira classe mas, também, desenvolvam uma compreensão mais profunda dos mercados internacionais e construam uma sólida rede pessoal. Inès Blal, Executive Dean da EHL (reitora), descreve cinco dicas sobre como investir tempo em outros países pode beneficiar empreendedores.
1. Fazer conexões culturais
O aprendizado de idiomas é o mais lembrado quando se fala dos benefícios de estudar no exterior. Embora seja importante, igualmente significativo é a bagagem cultural que a passagem por um novo país traz.
2. Desenvolver inteligência emocional
Viajantes podem desenvolver essa habilidade e outras competências ao conduzirem certos processos que, antes corriqueiros, podem não ser iguais para outras nacionalidades e, portanto, será preciso tentar algo novo. Isso gera flexibilidade na abordagem e traz uma enorme variedade de opções para se pensar ao encontrar um problema.
As experiências no exterior propiciam uma visão mais ampla e, para os empresários que conseguem guardar esse nível de curiosidade e atenção aos detalhes, aprimoram sua inteligência emocional para fechar negócios.
3. Desenvolver melhores habilidades de escuta
Estudar no exterior desenvolve habilidades de escuta e paciência, tão escassas na sociedade moderna. Mesmo entendendo o idioma local, o viajante ouvirá vários sotaques e expressões e estará exposto a diversos conceitos e didáticas.
Quando a pessoa se torna um ouvinte melhor, ela pode entender de forma clara o que o outro precisa e quer que seja entregue. Isso pode render um novo negócio e garantir a fidelidade do cliente.
4. Criar autoconfiança
Estudar e viajar no exterior coloca as pessoas em situações inesperadas. O viajante precisa confiar e si mesmo e se adaptar para prosseguir mesmo quando o resultado não é óbvio. Isso pode ser intimidador, mas quando se desapega de antigos conceitos, algo maravilhoso acontece: a pessoa aprimora sua confiança e intuição e entende que tudo ficará bem, mesmo que não consiga prever o que vai acontecer. A exposição contínua a situações de incerteza cria equilíbrio e autoconfiança, habilidades que recompensam os jovens empreendedores.
5. Ter novas ideias
A neurociência diz que o cérebro é estimulado por novas atividades e informações. Então, a mente do viajante está trabalhando mais em um ambiente desconhecido.
Nesse sentido, passar um tempo em uma nova cultura aumenta a criatividade. Quando tudo é diferente do que se espera, ganha-se uma nova perspectiva sobre hábitos, rotinas, crenças e
ideias. Isso pode levar diretamente a novos pontos de vista, projetos criativos ou insights que tornam a pessoa melhor nos negócios e na vida.
Sobre o Grupo EHL
O Grupo EHL engloba um portfólio de unidades de negócios que oferecem especialização e inovação em gerenciamento de hospitalidade em todo o mundo. Com sede em Lausanne, na Suíça, o Grupo inclui:
EHL Ecole hôtelière de Lausanne: universidade embaixadora da hospitalidade Suíça e pioneira na especialização em hospitalidade desde 1893, com mais de 25.000 ex-alunos, contemplando mais de 120 nacionalidades em todo o mundo. EHL é a primeira escola de gerenciamento de hospitalidade do mundo que oferece programas em nível universitário em seus campus em Lausanne e Chur-Passugg, além de soluções de aprendizado online. A escola é classificada em 1° lugar pelos rankings QS World University e pelo CEOWorld Magazine. O seu restaurante gastronômico é o único estabelecimento educacional do mundo a receber uma estrela Michelin.
EHL Escola Suíça de Turismo e Hospitalidade (Chur-Passugg): há 50 anos uma das escolas líderes para profissionais hoteleiros. A escola oferece treinamento profissional e ensino superior credenciados na Suíça em seu recém renovado Hotel-SPA do século 19 em Chur-Passugg, Graubünden, para estudantes suíços e internacionais de 20 países.
EHL Advisory Services é a maior empresa em consultoria de hospitalidade Suíça com experiência no desenvolvimento de modelos educacionais e garantia de qualidade para centros de aprendizagem, além de consultoria estratégica e operacional para empresas, fornecendo implementação de cultura de serviços de referência para companhias do setor hoteleiro. EHL Advisory Services tem escritórios em Lausanne, Pequim, Xangai e Nova Déli e entregou serviços para mais de 60 países nos últimos 40 anos. EHL Advisory Services apresenta um modelo único de educação e nível de qualidade para outros parceiros de educação — por meio de programas de certificação e educação e treinamento vocacional (VET).