5 passos iniciais para empreender em 2023

Para muitas mulheres, ter o próprio negócio pode significar a tão desejada autonomia.

O Brasil possui 30 milhões de empreendedoras e 85,6% delas administram sozinhas o seu negócio. Os dados são do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) que também levantou que 42% dessas mulheres investem em divulgação, mas 95% dos negócios não contratam profissionais para lidar com o marketing da empresa.

O relatório MindMiners confirma essa tendência pelo empreendedorismo em 2023, já que 47% dos entrevistados estabeleceram metas profissionais para o próximo ano e 27% desejam trocar de emprego. “Mulheres que decidem abrir seu próprio negócio tem a oportunidade de se libertar financeiramente, geograficamente e do horário de trabalho padronizado, flexibilizando outras demandas no dia a dia”, explica a especialista em negócios femininos Isabele Moreira.

Segundo o Instituto Rede Mulher Empreendedora (RME), a maior parte das novas donas de negócio tem entre 22 e 35 anos e os setores de alimentação, beleza, estética e moda continuam sendo a aposta delas para 2023. Para a especialista, delimitar o segmento que vai atuar é determinante para obter resultados. “É preciso evitar o que está na moda porque isso pode se tornar um problema quando não há estrutura para oferecer um bom produto ou serviço. Como a mulher vai dedicar boa parte do seu tempo à empresa, é necessário que ela trabalhe com o que gosta”, orienta.

Começar um negócio do zero e com pouco dinheiro pode parecer um desafio, mas é totalmente possível. “Mesmo quem não tem uma profissão pode empreender pela internet da própria casa, se aperfeiçoar aos poucos e crescer sua autoridade no decorrer do processo”, esclarece Isabele.

Se você quer transformar o sonho de empreender em uma realidade, o início do ano pode ser propício para tirar as ideias do papel e colocá-las em prática. Para auxiliar nessa jornada, a especialista tem 5 passos que podem fazer a diferença no sucesso da sua empresa. Confira:

5 passos iniciais para empreender em 2023:

1 – Planejamento nunca é demais: É preciso que a empreendedora defina o problema que seu negócio vai resolver, o tom da sua marca e as soluções que oferecerá. Ela também deve estabelecer quais serão os produtos e serviços trabalhados ao longo do ano e como eles serão viabilizados e chegarão aos clientes.

2 – Defina datas: Um cronograma é fundamental para a visualização do andamento do empreendimento, além de auxiliar na estruturação das vendas e na organização de campanhas sazonais, ofertas e lançamentos.

3 – Estabeleça metas: ter em mente o seu objetivo de vendas por mês, retirada mensal e crescimento da equipe dão vantagem para minimizar erros e ajustar mudanças no plano inicial.

4 – Separe tempo para o autocuidado: a empreendedora vai dedicar boa parte do seu tempo ao negócio e deve cuidar de si mesma para que continue ouvindo sua intuição e colocando em prática, de maneira saudável, sua criatividade. Rotinas de leitura, meditação, ioga, atividades para a mente e o corpo e hobbies que proporcionem lazer são essenciais nesse processo.

5 – Revise os planos: Ao longo do ano faça diferentes pausas para avaliar para onde sua empresa está caminhando. Essa análise pode ser feita no fim de uma campanha de vendas ou após o lançamento de um produto/serviço e serve para fazer ajustes e recalcular objetivos.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn