Especialista Camila Silveira destaca também quais as ações que o empreendedor deve tomar em 2022 para ter uma boa presença digital
Você já comprou algo pela Internet? Ou quando pensa em um produto já imediatamente inicia suas pesquisas nas redes? Se sua resposta é sim, significa que já faz parte de uma tendência mundial de maior crescimento nos últimos anos, as vendas com o auxílio da tecnologia, ou seja, o chamado e-commerce. Essas vendas no Brasil chegaram a 53,4 bilhões somente no primeiro semestre de 2021, um aumento de mais de 31% referente ao ano anterior, onde mais de 42 milhões de pessoas fazem suas compras através da internet em um crescimento multiplicador mensal superior a qualquer outro método de escala.
O desafio, no entanto, sempre circula em como ser um sucesso e alcançar estes números, resultando em vendas para o pequeno empreendedor. Para isto, Camila Silveira, especialista em vendas pela internet, listou as principais tendências e ações necessárias que o empreendedor deve ter.
VÍDEOS CURTOS
Um dos grandes desafios dos negócios em 2022 será transmitir sua mensagem em vídeos rápidos que prendam a atenção dos possíveis consumidores. Tiktok como o app mais baixado em 2021 e de maior crescimento com cerca de 1 bilhão de usuários ativos comprova esta tendência também lançada pelo Instagram na versão Reels e Shorts do YouTube ainda sendo o mais visto.
Será importante saber que este conteúdo pode ser absorvido de diversas formas e vai muito além de “dancinhas” onde pode ganhar o formato de apresentação de imagens ou produtos e ainda contra com o apoio de trilhas sonoras ao fundo que impulsionam o engajamento de forma inteligente e descontraída que gerem conexão.
EXPERIÊNCIA POR VOZ
Podcast e outras formas de envio de mensagens em áudio como informações também são a grande possibilidade que virá cheia de inovações em 2022. O próprio WhatsApp que também é líder na forma desta comunicação que apresentou um crescimento de 251% em 2021 já ganha a atualização de rever a prévia de seu áudio onde poderá ouvir, editar e acelerar antes de enviar as mensagens.
O impacto de rankeamento atual apresentado pelo Google neste formato também está sendo uma grande oportunidade para que o empreendedor aposte seus conteúdos em plataformas alternativas como por exemplo o Spotify e Telegram. O Facebook também promete uma inovação impactante que trará a possibilidade de debates via áudio em postagens no feed para o período prévio às eleições de 2022.
PLANEJAMENTO E TRÁFEGO
Estes serão os pilares da estratégia de sucesso para vendas por meios digitais em 2022. Ainda existe uma grande falta de conhecimento desta área por parte dos empreendedores que julgam muitas vezes que o tráfego pago é uma unificação do marketing empresarial, esquecendo que antes de qualquer impulsionamento é necessário uma estratégia do que e como divulgar seu produto. Ssem este princípio bem definido podemos ouvir sempre aquelas frases de pessoas que investem valores em impulsionamento e culpam o marketing de não obter retorno algum.
Para ilustrar esta situação podemos imaginar um atleta que toma anabolizante mas não pratica exercícios. Ele irá apenas inflar, sem obter músculos, o mesmo pode acontecer com uma rede social sem planejamento que irá obter apenas números sem retornos financeiros.
Para que isto não ocorra é necessário ter as áreas de marketing muito separadas na clareza de sua estratégia para saber onde estará investindo e de que forma irá escalonar seu negócio em uma métrica de crescimento contínuo. Em 2021 69% das pessoas compraram através do impulso de um anúncio visualizado nas redes sociais e a previsão é que logo nos primeiros meses este número cresça pelo menos 32%.
COMUNIDADES
A pandemia nos isolou e fez com que todos buscassem ter como prioridades buscar pessoas com compatibilidade de valores e crenças, fazendo com que as redes sociais mesmo num âmbito comercial seja determinada por este princípio, em 2022 empreendedores que deixarem em evidência a causa para além do produto sem dúvida ganham destaque, nicho de beleza natural , moda fora do padrão e comidas feitas em casa no estilo alimentação saudável são a grande aposta tal como temas relacionados a movimentos sociais, os chamados “change-Makers”.
REVOLUÇÃO DIGITAL
Cerca de 74% da população, pertencente a geração até 34 anos, não carrega dinheiro na carteira, muito menos compram produtos antes de “Stalkear” ( analisar e pesquisar tudo que seja informativo sobre o produto e ou comércio ). Isso torna fundamental mesmo os comércios tradicionalmente físicos estarem presente no meio virtual e ter em seus estabelecimentos todas as formas digitais de expansão de vendas e fidelização de mercado. É preciso também ter sempre exposto os podutos, de formas visíveis, que incentivem os clientes e visitantes a entrarem em suas redes, o que pode ser feito de forma simple, com adesivo do QRCODE para acessar o Instagram e passar a seguir, Pix para meio de pagamentos rápidos e isentos de taxas e WhatsApp que será uma grande forma de captação de lead (cadastro dos clientes) para possíveis prospecções futuras e contínuas.