6 dicas para gerir as redes sociais do seu negócio

Não é novidade para ninguém que as redes sociais tornaram-se canais efetivos de vendas e negócios na internet. Seja no Linkedin, Instagram, Twitter ou Facebook, algumas regras são básicas para construir uma boa imagem e relacionamento com os clientes no universo social media.

Veja algumas dicas:

* Imagem: sim, as imagens são fundamentais para o sucesso da sua página das redes sociais. Tenha cuidado com o uso de imagem de terceiros, pois toda e qualquer imagem tem direitos autorais. Além disso, produzir conteúdo também envolve a produção de fotos, artes e GIFs, não é mesmo?

* Linguagem: não é porque você está no mundo online que o uso de gírias, abreviações e expressões do universo da internet estão liberadas. A linguagem utilizada nas redes sociais deve ser uma extensão da utilizada nos outros canais de atendimento com o cliente. É possível criar conteúdo interessante e aproveitar o buzz dos memes nas redes sociais sem sair do contexto. Use sua criatividade!

* Tipos de conteúdo: não confunda a sua página pessoal com a sua fanpage (página do seu negócio). Não é porque seus amigos gostam de gatinhos e cachorrinhos com frases motivacionais ou de “bom dia” que os seus clientes também vão curtir. Os conteúdos postados na sua página devem engajar o seu público e ter total relação com o seu segmento de atuação e serviços prestados e/ou produtos vendidos pela sua empresa.

* Posicionamento: ter uma página no Facebook é obrigação de toda e qualquer marca. Se você não pode ou não quer vender pela rede social, você pode criar um canal de posicionamento de marca que lhe dará credibilidade. Lembre-se: o Facebook é a maior rede social do mundo atualmente!

* Atendimento: seja rápido e muito solícito nas respostas aos clientes. Com o avanço das mídias digitais, os consumidores estão cada vez mais imediatistas e carentes, por isso é imprescindível que você tenha todo cuidado no atendimento. Responda todas as mensagens, dos elogios às críticas. NUNCA deixe de responder uma crítica, por mais dura que seja. Quer uma dica? Use a resposta padrão “Olá, (nome do cliente), tudo bem? Estamos te chamando na conversa privada para entender melhor sua insatisfação ”, pois assim os outros clientes estarão cientes da sua atenção para com uma reclamação e isso não irá gerar uma repercussão negativa para a marca. Lembre-se: nada de bater boca com o cliente, ele sempre tem razão.

* Criatividade: destaca-se no universo das redes sociais aquele que entender o que o público deseja receber da página da empresa e que é criativo na produção dos posts. Produza imagens, vídeos, conteúdo escrito e, em uma questão de tempo, atingirá o sucesso! Você já entende tudo do seu negócio, agora é hora de colocar isso em prática!

Thamiris Rezende é jornalista, especialista em social media e diretora de comunicação na HUG Comunicação Corporativa. 

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