Aumentar as vendas de um pequeno negócio pode ser um desafio quando a marca ainda está dando os primeiros passos e não tem uma verba consistente para ações de marketing. Mas, com as últimas ferramentas disponíveis nas redes sociais, uma maneira bem mais simples e barata de atrair, engajar e converter usuários em clientes é com o uso do Instagram.
Segundo dados divulgados pelo Facebook esse ano, durante a última conferência do grupo, realizada em São Francisco (EUA), mais de 200 milhões de usuários do Instagram olham, todos os dias, algum perfil de negócios. Ainda de acordo com o grupo, dois em cada três usuários da plataforma ainda não seguem uma marca ou serviço que desejam. Isso só comprova o grande potencial do Instagram como uma plataforma de vendas, uma vez que ele reúne seu público-alvo em um único lugar e fornece ferramentas dinâmicas e acessíveis para você interagir com ele.
Para ajudar os microempreendedores nessa jornada digital, a especialista em marketing para microempresas, Silvia Martins (www.silviamartinspro.com.br), ensina seis estratégias para você potencializar as vendas ado seu negócio através do Instagram:
1 – Stories
Uma boa maneira de atrair os clientes é criar uma oportunidade imperdível de compra. Faça uma promoção relâmpago para os primeiros usuários que visualizarem seu Story e te enviarem uma mensagem por Direct. Isso criará uma necessidade de compra ao cliente e também incentivará os usuários a interagirem com o seu conteúdo em busca de promoções.
2 – Anúncios de remarketing
Sabe aqueles usuários que entraram em contato com a sua empresa pelas redes sociais para tirar uma dúvida? Que tal aproveitar esse canal que já foi criado pelo cliente para oferecer uma oferta atrativa de algum serviço ou produto? O “”gelo”para falar de compra já foi quebrado pelo usuário, agora basta você oferecer uma promoção atrativa e que converse com o cliente.
3 – Lista de Melhores Amigos
Ofereça novidades em primeira mão para os melhores clientes do seu negócio ou para os usuários mais engajados com a sua página. Além de lançamentos de produtos, também use essa lista VIP para comunicar promoções exclusivas, assim você cria o desejo de outros usuários também participarem da sua seleção de Melhores Amigos.
4 – Feed organizado
Quando o seu negócio tem um feed organizado, ele transmite mais credibilidade e profissionalismo aos usuários que visitam a sua página. Um feed bem estruturado evoca emoções e sentimentos positivos em relação a marca. Existem várias formas de você organizar seu Instagram, mas o fator mais importante nessa estratégia é a estética geral. O Instagram é uma plataforma visual, então é importante oferecer fotos, cores e fontes interessantes para atrair e prender a atenção da sua audiência.
5 – Bio do Instragram
Muitas pessoas não dão a mínima para a biografia do Instagram, mas é ali que você terá o link clicável para o seu site, caso seu perfil inda não tenha 10 mil seguidores e a funcionalidade do link no story. É nesse espaço que você poderá explicar sobre a sua marca, o propósito do negócio e qual problema ela pode resolver para a sua audiência.
6 – Anúncios
Trabalhar o Instagram alinhado com o Gerenciador de Anúncios do Facebook gera ótimos resultados. É nele que você pode segmentar melhor o seu conteúdo para perfils semelhantes aos que já seguem a sua empresa e aumentar sua audiência e potenciais clientes.
“Sem dúvidas, hoje o Instagram é a melhor plataforma para um microempreendedor começar a divulgar o seu negócio. Essa rede social oferece inúmeras ferramentas criativas e estratégicas para conversão de vendas, desde anúncios em posts até botões de ações que redirecionam para a loja virtual. É um meio de divulgação que requer um investimento baixo e flexível por mês. Como é uma rede social, o Instagram também te permite conteúdos mais informais, descontraídos e amadores, então o próprio empreendedor pode se aventurar no começo do negócio”, explica Silvia Martins, também à frente de cursos online especializados em vender mais pelas redes sociais.
Breve Histórico
Silvia Martins (@silviamartinsmkt) é formada em Marketing com MBA em Gestão Empresarial e Comercial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Depois de 17 anos no mercado corporativo – em grandes companhias, como McDonald’s e DPaschoal –, a paulista investe agora em uma nova fase da sua carreira, onde aposta em conteúdo de marketing digital para microempresas. Silvia, que também atua como palestrante em grandes eventos Brasil afora, foi uma das poucas brasileiras selecionadas para participar do F8, conferência anual do Facebook voltada para desenvolvedores, que aconteceu no início de maio de 2019, na Califórnia (EUA). Hoje, a paulista é referência no Brasil quando o assunto são cursos sobre estratégias de marketing para potencializar as vendas nas redes sociais (Facebook e Instagram).