O empreendedor que sonha alto sabe que investir em si mesmo também é uma forma de investir no negócio.
No início, boa parte do diferencial de uma empresa diz respeito à capacidade e ao conhecimento do empreendedor.Experiências profissionais anteriores, por exemplo, podem fazê-lo conhecer melhor o mercado. Cursos e faculdades podem lhe oferecer conhecimento técnico.
Mas, e quando se trata dos desafios que os cursos não estão preparados para ensinar? Desafios que não se aprende no MBA? Dos quais é difícil se preparar?
Pedimos aos empreendedores que nos contassem as lições que só puderam ser aprendidas na “escola da vida” e, nos parágrafos abaixo, nós compartilhamos as respostas com você.
1. No início, agilidade é mais importante do que planejamento
“O empreendedor precisa aprender rapidamente o conceito de lean. Em um curso de MBA, você aprende como analisar exaustivamente qualquer decisão, buscar alinhamento dentro da organização e depois implementar seguindo a linha combinada. A mesma coisa acontece com projetos de software dentro de grandes empresas, onde o desenvolvimento pode durar até um ano antes do produto ser testado com o público.
Ao contrário, em uma startup de internet, precisa ser extremamente ágil, colocando diversas ideias “no ar” para testar sem muito desenvolvimento, e iterando rapidamente (ex. via teste A/B) até chegar no produto ou feature acertado. Esse é o conceito de “lean startup”, que muda o peso de análise vs execução do 80/20 para o 20/80 do empreendedor” – Benjamin Gleason, empreendedor do GuiaBolso.com
2. Converse com o cliente de verdade
“A lição mais valiosa que aprendemos foi a importância de ter conversas com possíveis clientes sobre o negócio antes de montá-lo e fazer entrevistas periódicas com os clientes já existentes. Precisamos entender se o problema que nos propomos a resolver com a nossa empresa continua sendo a maior proposta de valor para o cliente ou se existe outra oportunidade de deixar o cliente cada vez mais satisfeito” – André Macedo, empreendedor da ZeroPaper
3. Os fornecedores são tão importantes quanto seu próprio negócio
“A lição que aprendi é que às vezes a entrega de terceiros tem um impacto imenso na performance da sua empresa. Hoje, é fundamental estar bem alinhado com seus fornecedores para atingir suas metas. Para uma startup, isso pode ser complexo sendo que sua relevância para ele é baixa” – Jonathan Assayag, empreendedor da Lema 21
4. “Invenção só é inovação se emitir nota fiscal”
Joaquim Caracas, empreendedor da Impacto Protensão, detém uma série de patentes e costuma usar essa máxima. Hoje existem diversos “cursos de inovação” e metodologias, mas as pessoas tem dificuldade para diferenciar inovação de invenção. A frase reforça a ideia de que a inovação só existe se a invenção gerar vantagens competitivas sustentáveis para o negócio.