Brasileiro define consumo por meio de redes sociais; ter um bom engajamento impulsiona vendas, diz especialista
Mais que entreter, as redes sociais são usadas para definir o consumo dos brasileiros. Uma pesquisa feita pela Social Miner apontou que 74% dos consumidores utilizam essas mídias para comprar. E o número de pessoas que aderiu ao e-commerce não para de crescer. “O Brasil tem hoje cerca de 150 milhões de usuários de redes sociais e boa parte deles usa essa ferramenta para definir compras. Portanto, quem quiser fazer sucesso no comércio virtual deve, obrigatoriamente, manter uma presença digital frequente e qualificada”, comenta e especialista em Marketing Digital Mariana Alves, da Libelle Comunicação.
Mais que vitrines de produtos, os perfis das marcas têm que oferecer conteúdo relevante e conversar com o consumidor. “É preciso aproximar a marca dos seus potenciais clientes. Uma linguagem descontraída, próxima, gera identificação, o que é essencial para que a gente escolha qual produto consumir. Afinal, pessoas compram de pessoas”, completa Mariana.
Avaliações e pesquisa de preço
O estudo da Social Miner apontou que 56% dos entrevistados preferem pesquisar produtos pelas redes sociais para ler a avaliação de quem já comprou. Outros 54% usam esses canais para comparar preços. O Instagram (62%) é o veículo preferido do consumidor para essas pesquisas; seguido por Facebook e Google Shopping (61%) e Twitter (37%). “Não se trata de escolher esta ou aquela rede, principalmente para quem está começando. O consumidor tem que encontrar sua marca em todas as plataformas. Estar posicionado no mundo digital é uma questão de sobrevivência”, define.
Planejamento e constância são os próximos passos essenciais para envolver seguidores. “É preciso gerar conteúdo de forma frequente, organizada e planejada. A constância traz o aperfeiçoamento do conteúdo e traz o engajamento e a interação vai permitir que a marca entenda o público para dar o tipo de conteúdo que ele quer”, conta.
Não basta curtir
Quando o assunto é engajamento, o item mais desejado para os leigos é a curtida. “Mas os likes não têm um peso tão importante assim para o Instagram, por exemplo. O ideal é fazer com que as pessoas te mandem um direct, pois para executar essa ação ela fica mais tempo dentro do seu perfil e isso faz com que o engajamento aumente”, comenta Mariana Alves.
Outras ações que impulsionam o engajamento de uma publicação são salvar, compartilhar e comentar o post. “Por isso é tão importante planejar e produzir um bom conteúdo, só com informação relevante você consegue prender o consumidor na sua página”, diz Mariana.
Navegabilidade
A especialista diz que tão importante quanto convencer as pessoas a consumirem seus produtos por meio da rede social, é oferecer sites e plataformas de venda robustas e intuitivas. “Se o consumidor tiver dificuldade para chegar até o produto, ele vai desistir e vai para o concorrente. Então, quando o site é bem estruturado, a pessoa consegue acessar outros produtos e aumentar o ticket médio”, completa.
Mariana alerta, no entanto, que os resultados não vêm de forma instantânea. “Você ganha o mercado depois de criar um posicionamento digital e construir uma autoridade. E para atingir isso, é preciso muito trabalho”, finaliza.
Dicas para aumentar engajamento nas redes sociais
1- Ofereça conteúdo qualificado, atrativo
2- Seja constante nas postagens
3- Utilize linguagem descontraída
4- Estude as diferentes plataformas
5- Se aproxime do seu público-alvo
6- Faça um planejamento das publicações
7- Tenha um site intuitivo e bem estruturado