Chega de ter dúvidas sobre as operações financeiras da sua empresa! Estamos tirando do forno respostas quentinhas para os seus temores.
Um dos maiores desafios de muitos empreendedores é a organização das suas finanças. Durante o caminho, surgem diversas dúvidas e, para te ajudar a passar por essa fase da melhor maneira possível, separamos algumas perguntas que empreendedores reais, participantes do programa Endeavor Conecta, fizeram aos mentores da nossa rede, sobre as suas dores financeiras.
Pronto para começar? Vamos lá!
1. Como aumentar capacidade operacional se o caixa não permite?
Algumas vezes, você tem a equipe dos sonhos, mas ela não é grande o bastante para atender a toda a sua demanda. Em um mundo ideal, a saída seria fácil: contratar novos funcionários. Mas e quando os seu caixa não permite essa ação?
Primeiro, verifique se o seu modelo de negócio e de gestão está realmente validado, em todas as instâncias. Em caso positivo, temos duas saídas:
– Terceirização ou Freelancers
– Revisar seu modelo de negócio
2. Como inovar ou criar produtos novos sem mercado e com a empresa endividada?
Sempre batemos na tecla da inovação, mas com empresas descapitalizadas e consumidores sem dinheiro para comprar produtos com valor agregado, como inovar?
Em primeiro lugar, é importante termos claro, em nossas mentes, que produtos novos sem mercado significam uma invenção ou um conhecimento que não trazem nenhum resultado positivo para o negócio. Então, antes de colocar as suas ideias em prática, é preciso sempre parar e avaliar o seu mercado e os possíveis resultados da sua ação ou lançamento.
Mas, antes de investir em novas ideias, que tal retomar seus produtos e/ou serviços, comparando-os com os de seus concorrentes? A qualidade é a mesma? O que você poderia fazer de diferente para encantar seu cliente? Às vezes, a inovação vem de algo que já temos em nossas mãos, mas ainda não exploramos todo potencial.
3. Como não prejudicar o fluxo de caixa da empresa com compras de fornecedor?
Um dos grandes desafios de empresas que acabaram de entrar no mercado é a sua relação com os fornecedores. Alguns deles, por apresentarem limites para as compras, acabam fazendo com que grande parte das negociações seja feita na forma de pagamento à vista – enquanto você, para se manter competitivo, muitas vezes recebe a prazo – o que prejudica o fluxo de caixa de muitos empreendedores.
O furo no caixa existe quando o seu recebimento é maior que seu pagamento. Para solucionar esse problema, você pode aumentar as negociações com seus fornecedores ou reduzir o prazo de recebimento. Você também pode:
Saída 1: Reduzir o número de fornecedores
Saída 2: Se essa saída não te agradou, você pode fazer o inverso: ter muitos fornecedores, comprando pouco e não despertando medo neles.
Saída 3: Aumentar sua rentabilidade, mesmo que com isso você perca um pouco de vendas.
Saída 4: Pegar empréstimo para capital de giro.
4.Como aproximar os pagamentos dos nossos recebimentos?
Ainda explorando o tema de fornecedores, outro grande desafio dos empreendedores é o gap entre pagamento e recebimento dos produtos. Isso acaba, muitas vezes, influenciando diretamente o caixa da empresa, principalmente em meses de maior demanda.
Quando falamos em aproximar pagamentos de recebimentos, estamos focando em como melhorar o seu ciclo financeiro, ou seja, a velocidade com que o dinheiro “roda” na sua empresa.
O Ciclo Financeiro é calculado da seguinte forma: Prazo Médio de Renovação do Estoque (PMRE) + Prazo Médio de Recebimento das Vendas (PMRV) – Prazo Médio de Pagamentos (PMP). Note que, além dos componentes de pagamentos e recebimentos, existe um componente de estoques que tem um papel importante na equação.
Nossa sugestão é que você ataque o problema em 4 frentes:
- Otimize seus estoques, compre apenas o necessário;
- Melhore seu prazo de pagamento aos fornecedores, sempre existe algum espaço para conversa;
- A última ponta é trabalhar no custo do seu capital de giro.
5. Como equalizar as finanças da empresa não atuando exclusivamente na redução de quadro?
Um livro muito indicado é o Dobre Seus Lucros em 6 meses ou Menos, do Bob Fifer. Nele, você verá como nenhuma estratégia é tão eficaz quanto a que lida com a única variável do negócio realmente sob o seu controle: os custos. E custos com pessoas e coisas dão na mesma para as suas finanças, então se você não quer diminuir custos com pessoas, terá que diminuir o quanto elas gastam.
- Deixe claro para seu time a situação da empresa
- Entenda que os colaboradores são mais flexíveis do que você imagina.
- Seja o exemplo da austeridade para a empresa.
- Evite todo tipo de gastos desnecessários neste momento.
- Nenhum custo é tão pequeno que não possa ser reduzido.
- Lembre-se que empresas não vão à falência por dar prejuízo, mas sim por falta de caixa.
Depois de ter todas essas dúvidas respondidas, mãos à obra! Independente dos desafios da empresa, ferramentas de gestão financeira sempre estão aí para ajudar.
O texto completo você encontra aqui.
Que tal conhecer um pouquinho mais sobre esse mundo?
13 Ferramentas de finanças para você não perder as contas
Dicas e ferramentas para manter as suas finanças em ordem