AJPlace possibilita a transformação digital dos lojistas

Pelo marketplace da AJPlace, o cliente decide se quer ir até a loja ou comprar pela internet nas diferentes lojas dos shoppings

Desde março de 2020, o varejo brasileiro enfrenta uma crise que oscila de acordo com os humores de governos estaduais e municipais, entre decretos que estabeleceram desde medidas restritivas até o fechamento total do comércio, devido à disseminação da pandemia do novo coronavírus. Cerca de 600 shoppings centers espalhados pelo país viram a crise chegar atropelando o segmento que vivia um momento de expansão.

Para o Grupo Almeida Júnior, dono de boa parte do marketshare em Santa Catarina, a história não foi diferente. Com uma expansão em curso e em pleno processo de abertura de capital via oferta de IPO e uma valuation acima da média, a empresa teve de adiar tudo e renegociar desde consumo de energia até contratos de serviços, visando dar mais oxigênio aos lojistas.

Mas como em toda a economia mundial, e especialmente no varejo, a pandemia também acelerou o projeto de e-commerce do grupo, que lançou recentemente o AJPlace. O empreendimento é o primeiro marketplace corporativo de shopping centers do país e reúne em ambiente online produtos vendidos nas lojas espalhadas pelos seis shoppings da rede em Santa Catarina, além de marcas nacionais e internacionais que ainda não estão disponíveis em lojas físicas.

De acordo com Jaimes Almeida Junior, CEO da rede de shoppings e idealizador do projeto, a ideia é começar por Santa Catarina e escalar no curto prazo, atingindo todo o Brasil, com foco nos produtos ofertados por lojistas das regiões sul e sudeste.

  O AJPlace surgiu com mais de 50 mil produtos ofertados e, em breve, outros 90 mil devem fazer parte do portfólio da plataforma, entre os segmentos de moda, beleza, saúde, tecnologia, decoração, alimentação gourmet, pets e eletrodomésticos. O start no projeto teve como protagonista da campanha de lançamento o tenista Guga Kuerten, catarinense e ídolo brasileiro com inserção mundial.

O plano de transformação digital da Almeida Junior teve início há cinco anos, mas com a pandemia ganhou o impulso necessário para efetivamente chegar aos consumidores de maneira ampla. Um dos fatores que alavancou o projeto foi o excelente desempenho que o e-commerce brasileiro demonstrou desde o início do ano, com um crescimento médio de 22% em relação ao ano passado e uma projeção de vendas de cerca de R$ 85 bilhões.

TEMPO RECORDE

Para viabilizar o marketplace em tempo recorde, a empresa constituiu a AJ Comércio Digital, que conta com 60 colaboradores sob o comando da executiva Flávia Altheman e o consultor German Quiroga, envolvidos na transformação digital de grandes companhias brasileiras. Flávia Altheman, nova CDO (Chief Digital Officer) da Almeida Junior já atuou como executiva sênior na Via Varejo por 11 anos e também soma anos de vivência profissional no mercado fashion, experiência do usuário, de tecnologia e serviços financeiros, passando pelo Santander, Track&Field e a Airfox, fintech norteamericana, de Boston. German Quiroga, por sua vez, é reconhecido como um dos gurus do e-commerce no Brasil, e será advisor do projeto da Almeida Junior. Quiroga ajudou a construir a B2W, foi CEO da Nova Pontocom e do grupo francês Cnova, que controla os e-commerces da Casas Bahia e Ponto Frio. Atuou ainda como conselheiro na Locaweb, C&A, Centauro, Cobasi e GOL Linhas Aéreas.

“Colocamos o pé no acelerador e concluímos o projeto em menos de seis meses, contratando pessoas com experiência comprovada e as melhores empresas nacionais fornecedoras de serviços de tecnologia e logística”, reforça Jaimes Almeida Junior, que estreou com o pé direito nas vendas da Black Friday e do Natal, consolidando um ecossistema corporativo único com a digitalização dos varejos da rede. “Criamos um marketplace robusto, num tempo recorde. Agora para o crescimento o céu é o limite”, sustenta.

Atenta às mudanças de comportamento do consumidor e novas tendências mundiais que passaram a priorizar os eventos virtuais, a rede de shopping já havia realizado com sucesso, em maio, a Trend Week, um evento que reuniu moda e estilo através de conteúdos online. Diferente de outros marketplaces, a companhia catarinense tomou à frente dos processos de digitalização para seus lojistas, transferindo a expertise de quem administra seus próprios shopping centers com foco no encantamento dos consumidores.

AMPLIAÇÃO DE VENDAS

O hub montado para atender à operação faz uma ligação entre os seis shoppings da rede, espalhados por todo o estado de Santa Catarina. A empresa construiu delivery hubs e drive thrus nas garagens de todos os shoppings, e pickup points nos malls. Assim os clientes podem retirar ou receber os produtos em suas casas em embalagens personalizadas em até 24 horas para Santa Catarina e até 3 dias para outros estados.

Principais objetivos do marketplace

  • Consolidar a digitalização dos shoppings da rede Almeida Júnior
  • Oferecer, num primeiro momento, um espaço digital para novas vendas das lojas físicas dos shoppings
  • Abrir espaços para outras lojas não localizadas no espaço físico da rede de shoppings
  • Crescer de forma rápida para todo o país
  • Disponibilizar o off-line e on-line para todos clientes e consumidores em todo país
  • Assegurar aos consumidores que a loja física será sempre uma experiência única e crescente

Com o marketplace, os cerca de 2 mil lojistas dos seis shoppings do grupo poderão ampliar as vendas para mais de 6 milhões de pessoas que visitam as lojas físicas por mês, além de todo o potencial de consumo do mercado online, sem custos de investimento em plataformas de e-commerce e marketing. O AJPlace responde por toda gestão do processo, do catálogo e estoque, gerenciamento de pedidos, logística, contrato com adquirente com parcelamento em até 12 vezes aos consumidores e desconto de recebíveis aos lojistas com baixos custos, seguro antifraude e outros serviços essenciais completando todo o ciclo da operação online.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn