Alencar de Carvalho Jr. e Fabio Mengozzi

O profundo conhecimento do mercado com mais de 15 anos de experiência no segmento de vendas diretas, também conhecido como porta a porta, contribuíram para que Alencar de Carvalho Jr. juntamente com o sócio, Fabio Piastrelli Mengozzi, criassem a Gera, empresa de tecnologia que oferece um software de gestão para vendas diretas. A ferramenta desenvolvida pela empresa engloba todos os processos críticos deste negócio: gestão da força de vendas, marketing, vendas, logística, comissionamento multinível, atendimento e business intelligence. Com esse serviço, a Gera está presente no Brasil e na América Latina. E sua solução é utilizada pelos grandes players desse mercado, como Natura, grupo O Boticário, Jequiti, Belcorp Brasil, Johnson & Johnson Colômbia, permitindo o gerenciamento de mais de 1 milhão de revendedores e mais de 2 milhões de pedidos por mês.

E tudo isso começou em 2003 durante um curso de mestrado de Alencar, pela Fundação Getúlio Vargas, enquanto ainda trabalhava em uma grande empresa do setor. No curso, Alencar concebeu e estruturou o plano de negócios da Gera. Nesse período, Fábio Mengozzi também trabalhava em um player importante do ramo, conheceu o projeto e, algum tempo depois, eles decidiram deixar suas empresas para iniciar o próprio negócio. Com formação em análise de sistemas e administração de empresas, Alencar inicia sua carreira como programador de computadores e analista de sistemas em empresas de diversos segmentos. Em 1998, ele começa a comandar a padronização e automação das operações internacionais da Natura Cosméticos e o projeto de venda direta ao consumidor na operação Brasil. Assim, Alencar acumula 15 anos de experiência no segmento de venda direta e se torna especialista em tecnologia, desenvolvimento de novos negócios, estratégia corporativa e comercial nesse setor.

A união nos negócios com Mengozzi, que se torna sócio da Gera, foi determinante para complementar a experiência de Alencar, pois Mengozzi atuou nos últimos 20 anos nas áreas de tecnologia, marketing e na gestão de comércio eletrônico e serviços on-line. Mengozzi trabalhou na Natura por 10 anos como gestor de e-business, e-commerce e marketing digital, adquirindo também profunda experiência no setor de vendas diretas. Ele foi ainda palestrante em diversos eventos de internet e vencedor de inúmeros prêmios de destaque no segmento. Mesmo com toda essa trajetória, os sócios revelam que desde quando começaram a empresa, em 2005, um dos grandes desafios foi conseguir clientes. “Convencer um potencial cliente a investir em uma nova e desconhecida empresa não era uma tarefa fácil”, conta Mengozzi. Outro ponto crítico desse período vivido por eles foi garantir que as negociações para conquistar clientes resultassem em uma remuneração suficiente para manutenção dos custos da empresa.

Embora com um começo difícil, a Gera, com sua missão de apoiar a construção de canais de venda direta através da oferta de ferramentas de TI, pessoal especializado e serviços que viabilizassem de forma estruturada a operacionalização de múltiplos modelos comerciais, foi cativando clientes e ganhando o mercado. A Gera tem o foco em atender qualquer empresa interessada em iniciar uma operação de venda direta ou ampliar sua atuação e rentabilidade no ramo. Para isso, a proposta de prestação de serviços da Gera combina conhecimento especializado, processos estruturados e ferramentas especificamente desenvolvidas para extrair o melhor desempenho dos canais de venda.

A empresa criou valor ao possibilitar aos clientes um maior controle operacional sobre o canal de vendas diretas, reduzindo custos ao automatizar a integração de toda a cadeia de vendas diretas de uma empresa, desde a indústria, passando pela distribuidora e todas as camadas de revendedores e representantes comerciais. A plataforma GeraSGI é líder no mercado brasileiro, provendo uma solução adaptável às diversas regras e modelos comerciais da venda direta. A ferramenta permite a flexibilidade necessária às empresas do setor implementarem estratégias de vendas multicanais, funciona totalmente on-line, é comercializada como SaaS e está disponível em versões diferenciadas para cada necessidade e momento do ciclo de vida das empresas.

Ao oferecer um serviço abrangente, flexível e robusto, acredita Mengozzi, a Gera conseguiu uma posição de sucesso no ramo. Além disso, ele acrescenta que o profundo conhecimento dos sócios aliado à experiência deles como executivos atraíram pessoas com competências complementares, ajudando em uma boa gestão para conduzir os negócios de forma positiva em cada uma de suas fases. “É preciso avaliar com bastante maturidade se o empreendedor conhece bem o mercado onde deseja atuar e reunir um grupo de pessoas, sócios ou não, com competências complementares”, destaca Mengozzi.

No caminho de sucesso trilhado pela Gera, foi fundamental também antecipar a necessidade de caixa em cada etapa da empresa para que o andamento do projeto não fosse interrompido no meio ou exigisse um financiamento externo. Porém, se isso for necessário, Mengozzi aconselha o empreendedor a elaborar uma estratégia de captação de recursos para garantir o equilíbrio do negócio. E para seguir crescendo, Mengozzi conta que a Gera investe em processos, pessoas e consultorias externas e se baseia sempre em inovação para melhorar a qualidade do serviço.

RAIO-X

Fabio Piastrelli Mengozzi

Cidade natal: São Paulo

Formação: Engenharia

Idade: 42 anos

Alencar de Carvalho Jr.

Cidade natal: Campinas

Formação: Análise de Sistemas e Administração de Empresas

Idade: 50 anos

Gera

Data de fundação: 1 de agosto de 2005

Cidade-sede: São Paulo

Ramo: Tecnologia da Informação

Funcionários: 100

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