André Kelmanson (foto em destaque) criou a Grana Capital e hoje utiliza inteligência artificial para dar maior segurança aos investimentos de clientes.
“Durante os primeiros anos da Grana Capital, nosso foco foi no aperfeiçoamento do serviço de gestão de IR para investidores. Agora, com isso consolidado, lançamos o Grana IA, um produto de inteligência artificial generativa que auxilia os investidores a tomarem decisões mais embasadas e assertivas com uma usabilidade amigável, por meio de uma conversa. Nosso objetivo é facilitar a vida do investidor, seja com a automatização de tributos ou, agora, com inteligência artificial. É um orgulho receber não apenas o aporte financeiro, mas também o aval institucional de players conceituados como a BBSe a RTM.
O aplicativo Grana integra várias ferramentas que possibilitam que o investidor gerencie sua vida financeira de forma mais fácil e automatizada. As soluções vão desde o Grana IA, que oferece dados consolidados sobre o mercado e diagnóstico de carteiras, e o Otimizador de IR, que ajuda o usuário a economizar na alíquota paga, até ferramentas de consulta de pendências, acompanhamento de rentabilidade, controle de dividendos, verificação das posições atualizadas dos seus investimentos e pagamento do IR de forma automatizada por dentro da plataforma. Além disso, o Grana fornece todas as informações de renda variável necessárias para a declaração do IRPF anual.
A Grana Capital recebeu um recente aporte da B3 e da RIM. Esse é o quarto que a empresa recebe. O primeiro foi com a Outro Preto Investimentos, em 2019. Já em 2020 e 2021, a Grana Capital bateu recordes nas rodadas de equity crowdfunding com a SMU. O objetivo dos aportes iniciais era ganhar tração e aumentar a quantidade de usuários no aplicativo. Desde a primeira captação, o número de clientes cadastrados subiu de 1.030 para mais de 180 mil, em 20283. A Grana também passou por aceleração este ano, tendo sido selecionada pela Darwin Startups”.