Artesã produz joias e fatura mais de 60k por mês no Ateliê

 

A fila de espera para produção das peças conta com mais de 250 pedidos. “Eu costumo dizer que eu não larguei arquitetura, atualmente eu ainda projeto sonhos, mas em uma escala um pouco menor”, declara a artesã

Logo em 2020, um dos anos mais desafiadores para o mercado brasileiro e para a sociedade em geral, Bárbara Maciel fundou o Maciel Atêlie, uma joalheria em que ela mesmo participa de todo o processo da produção das peças artesanais. “O Maciel Ateliê nasceu em meio ao caos de 2020 com a intenção de criar joias com significado único e particular, no meio de tanta dor, que foi o ano do início da pandemia, ele veio com intuito de espalhar amor”, conta Bárbara Maciel, Fundadora e Artesã do Maciel Ateliê.

A arte sempre esteve presente na vida da Bárbara, antes mesmo da loja nascer. Ela é formada em Computação gráfica, Design de Interiores e também chegou a cursar Arquitetura, mas não finalizou, pois foi quando decidiu fundar a joalheria. A partir desse momento, começou a se dedicar em se especializar nas jóias, se formou em Joalheria Artesanal, fez cursos de Cravação e diversos outros dentro da área, online e também presencial.

Bárbara começou a joalheria artesanal por não gostar muito do que via na tradicional, ela buscava joias diferentes e não encontrava. Além disso, percebeu que muitas pessoas passavam pela mesma situação de procurar algo especial nas lojas e não achar. Unindo seu amor pela arte e essa lacuna que encontrou no mercado, ela fundou o Ateliê e por esse motivo ele cresceu muito em pouco tempo. Atualmente ele vende para o Brasil inteiro e é uma das maiores joalherias artesanais do Estado de São Paulo. A loja tem um faturamento de mais de 60K por mês.

Um dos diferenciais da joalheria é a proximidade que a Bárbara tem com os clientes. Ela participa do processo do início ao fim, a elaboração das peças é completamente manual, feito por ela, no próprio ateliê, toda a parte de fundição e acabamento também. As joias são todas feitas de prata e ouro.

“Eu tenho a necessidade de conhecer cada cliente, me aprofundar nas suas histórias para conseguir elaborar o que desejam, fazer realmente parte de um momento tão especial”, confessa Bárbara.

O Maciel Ateliê não trabalha com jóias a pronta entrega, justamente por priorizar a elaboração do começo ao fim. O recomendado é que os pedidos sejam feitos com três meses de antecedência, para que todo o processo desde a idealização até o produto final seja feito com calma e personalizado. Hoje, a joalheria conta com 250 a 300 pedidos na lista de espera. “As alianças, por exemplo, são feitas juntas, desde a fundição até o acabamento final, porque eu acredito que elas começam juntas para terminarem juntas e assim, consigo colocar todo o cuidado e carinho que desejo para a relação”, finaliza Bárbara.

 

Sobre o Maciel Ateliê – O Maciel Ateliê nasceu em meio ao caos de 2020, com o propósito de criar peças únicas, com significado particular. As diversas formas de inspiração vieram desde a idade média até o design contemporâneo. Um dos principais pontos de partida do ateliê é preservar o trabalho artesanal, desde a fundição do metal até o acabamento final. Todas as alianças são feitas juntas, em pares, acompanhando todo o processo uma ao lado da outra, assim como devem permanecer até o final. O carinho depositado na elaboração de cada peça pode ser sentido a todo momento. Tudo isso faz com que cada peça seja única em seus detalhes, suas formas e, principalmente, no significado que carregam.

Facebook
Twitter
LinkedIn