Encerradas ontem, as inscrições para bancários aposentados interessados em trabalhar como consultores de crédito do Sebrae atraíram 1.466 interessados em todo o país. Agora, a instituição vai selecionar até 510 inscritos que integrarão uma rede nacional para auxiliar empresários de micro e pequenas empresas a conseguirem financiamento para capital de giro.
Os consultores selecionados começarão a prestar serviço a partir do dia 16 de março. Antes da divulgação do resultado final do edital, agendado para 9 de março, os aposentados inscritos participarão de um treinamento sobre o universo dos pequenos negócios entre os dias 24 de fevereiro e 6 de março, e ao final serão avaliados.
“Obter crédito é uma das maiores barreiras para o crescimento das micro e pequenas empresas. Estamos inovando ao recrutar profissionais experientes para orientar de forma específica os empresários e fazer com que o crédito chegue mais rápido e com menos risco à mão deles”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.
De acordo com o edital, os consultores vão aconselhar os empresários e avaliar a capacidade de pagamento dos pequenos negócios. Além disso, eles receberão orientação para acessar linhas de crédito do Banco do Brasil. Os selecionados firmarão contrato com o Sebrae até dezembro de 2018. A remuneração será de R$ 453 para cada empresa assessorada e os aposentados recrutados poderão trabalhar em casa. Ao final de cada atendimento, eles vão emitir um relatório comprovando o trabalho. Cada consultor deverá atender, em média, dez empresas por mês. A previsão é de que 70 mil pequenos negócios recebam o serviço durante o período.