O Brasil foi o país escolhido pela marca de cosméticos americana Benefit para iniciar sua expansão por meio de franquias. Essa será a primeira operação de franquias da marca. As lojas são próprias ou abertas em sociedade com parceiros locais. A Benefit tem um total de 50 butiques, sendo 25 nos Estados Unidos e está presente também em lojas de departamentos e multimarcas. Os produtos Benefit já são comercializados no País nas lojas multimarcas e no site da rede Sephora. Segundo o CEO da Benefit, Jean-Andre Rougeot, a expansão por franquias permite um controle melhor das lojas e da distribuição dos produtos.
As unidades terão cerca de 70 metros quadrados e vão oferecer um mix de 200 itens com até 15 lançamentos por ano. Além disso, serão ofertados serviços de depilação e design de sobrancelha. O investimento inicial para adquirir a franquia será de cerca de R$ 800 mil. As equipes das unidades receberão treinamento da matriz e deverão ser integradas por pelo menos um gerente, três maquiadores e três esteticistas.
A marca foi criada em 1976 pelas irmãs gêmeas Jean e Jane Ford. Com a proposta de levar diversão ao setor de maquiagem, as duas abriram sua primeira butique na cidade de San Francisco. Os produtos ganharam fama com a venda por catálogos e, na década de 1990, começaram a ser distribuídos em lojas de departamentos. Em 1999, a empresa, que na época faturava entre US$ 25 milhões e US$ 30 milhões por ano, foi comprada pelo grupo LVMH. Desde então, expandiu-se internacionalmente, chegando a 42 países. O faturamento global deve ser de US$ 900 milhões em 2013. www.benefitcosmetics.com