Atividade de comércio varejista de artigos do vestuário lidera entre os principais ramos de atuação
O Brasil possui atualmente mais de 1,88 milhão de mães empresárias, segundo o mais recente boletim elaborado pela Datahub, plataforma de Big Data & Analytics. Os dados mostram ainda a distribuição dessas empreendedoras por faixa etária, com concentração maior no intervalo de 26 a 47 anos de idade.
A faixa etária entre 37 e 47 anos concentra o maior número dessas empreendedoras. Em termos percentuais, são 35,76% do total. A faixa etária entre 48 e 58 anos aparece logo na sequência com 26,19%. As mães empreendedoras com idade entre 26 e 36 anos representam 23,36% deste estudo, enquanto as empresárias na faixa entre 59 e 69 anos são 10,86%.
Para o estudo, considerou mães empresárias aquelas que exercem profissionalmente atividade econômica organizada para produção ou circulação de bens ou serviços com CNPJ ativo. A Datahub utilizou de sua base de dados que conta com mais de 34,6 milhões de registros de mães, obtidas através de compilação de fontes públicas de informações.
Mães microempreendedoras
Ainda segundo o estudo, mais de 1,87 milhão de mães optaram por empreender na modalidade MEI (Microempreendedor Individual). O estudo também detalha a faixa etária de cada uma delas, com forte concentração nas faixas entre 37 a 47 anos e 48 a 58 anos de idade.
De acordo com o boletim, entre as mães que estão inseridas como MEI, as atividades mais comuns de atuação são comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, seguido por cabeleireiros, manicure e pedicures e fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar.
Há também atuação em serviços domésticos e a promoção de vendas, bem como atividades relacionadas à beleza como estética e cuidados.
Quadro societário
O estudo também elenca a quantidade de mães empresárias que fazem parte do quadro societário das empresas em todo o país. Conforme a base de dados da plataforma, 479 mil mães estão inseridas neste cenário.
Dentre os ramos de atuação, o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, seguido pelas atividades de associações de defesa de direitos sociais e restaurantes estão entre os três principais CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) registrados.
Metodologia
A Datahub coleta, classifica, homologa e documenta dados não sensíveis a partir de fontes públicas. Os dados foram coletados a partir da plataforma de inteligência e estudos de mercado da Datahub, que conta com mais de 600 fontes de dados, mais de 56 milhões CNPJs, mais de 400 variáveis, entre elas modelagens exclusivas. Além disso, todos os dados têm origem comprovada, são atualizados regularmente e possuem conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Sobre a DataHub
Fundada em 2004, a DataHub ocupa uma forte posição no mercado de Dados e Informações, unindo tecnologia de ponta, inovação e novas fontes de dados. O propósito é criar novas formas de resolver desafios complexos apresentados pelos clientes, de maneira coerente e clara, sem caixa preta e sem segredos. A empresa faz parte do ecossistema nuvini, e oferece ao mercado um hub de dados com milhões de informações (B2B e B2C), para empresas que posicionam os dados no centro da sua estratégia de crescimento, como um dos pilares das áreas de Marketing & Vendas e Risco & Compliance.