Mais de 50 milhões de brasileiros tem hoje um negócio próprio. Apenas de Micro Empreendedores Individuais (MEI) são mais de 13 milhões
No dia 5 de outubro de cada ano é comemorado no Brasil o Dia do Empreendedor. A data deste ano é muito especial, já que é o marco da superação da maior pandemia dos últimos 100 anos. Um levantamento feito pela Conta Azul, a maior plataforma de gestão financeira do país, junto a 600 empreendedores, constatou que 80% deles superaram todos os efeitos dessa crise humana e econômica.
Este dia de hoje é também muito especial para a Empreendedor, a plataforma de empreendedorismo mais acessada do país que completa 28 anos de atividades no mercado nacional.
Na trilha para completar 30 anos ao lado de quem faz o Brasil, a Empreendedor formada pela revista digital, o portal e ferramentas de gestão, quando foi lançado em 1994, nem a palavra existia no dicionário brasileiro e nenhuma universidade do país tinha sequer uma disciplina de empreendedorismo.
De lá para cá, o Brasil mudou muito. Hoje é considerado um dos países mais empreendedores do mundo. De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o país ficou, em 2021, na 5ª colocação no ranking global, quando avaliada a taxa de empreendedorismo total. No ano passado, inclusive, foi batido o recorde de aberturas de novos negócios, com média de 682,7 mil microempresas e 3,1 milhões de MEIs.
Ainda de acordo com o GEM, o Brasil já soma 19 milhões de empresas. Segundo o levantamento, são mais de 13 milhões de MEIs ( Micros Pequenos Empreendedores), tendo mais de 1 milhão delas sido abertas entre janeiro e abril deste ano. Estima-se que 52 milhões de brasileiros têm um negócio próprio.
Para o diretor nacional do Sebrae, Bruno Quick, a data de hoje tem que ser comemorada. Para ele, desde a última Constituição, de 1988, que estabeleceu um tratamento diferenciado aos pequenos negócios, até a hoje, o empreendedorismo brasileiro cresceu muito. “Mas ainda temos um caminho longo para seguir e tornar o ambiente todo de negócios no país mais acessível, eficiente e rentável”.
O Sebrae completa este ano 50 anos de atividades e consolida-se como a instituição brasileira que presta o maior apoio aos pequenos negócios.