O Café do Centro – torrefadora de grão gourmet e especiais – registrou alta de 20% no faturamento em 2010, em comparação com o mesmo período do ano anterior, chegando a R$ 30 milhões de reais e espera ampliar este número em 30% este ano. A torrefadora que atua no fornecimento de grãos gourmet e especiais no food service, encerrou o ano com 3.600 clientes, sendo 200 novos e está otimista em relação ao crescimento do setor.
No ano passado o Café do Centro obteve aumento de 30% nas vendas direcionadas para este canal, nas regiões em que atua, sendo Paraná e Santa Catarina no sul; Rio de Janeiro e São Paulo no sudeste e Rio Grande do Norte na região nordeste. Dados da ABIA – Associação das Indústrias de Alimentos – apontam crescimento de 6,2% do setor no primeiro trimestre, já o faturamento que representa 9% do PIB, foi de R$ 331 bilhões, em 2010, com crescimento de 7,1%, em comparação a 2009. A Associação destaca ainda que este ano o crescimento deve ficar entorno de 4,5% a 5% para a produção e de 6% a 7% nas vendas reais da indústria de alimentação.
Rodrigo e Rafael Branco Peres, diretores do Café do Centro, afirmam que o cenário para o café gourmet é bastante positivo este ano. “O mercado de cafés finos no país apresenta grande potencial de consumo e espaços para expansão. O consumidor que toma café fora de casa já reconhece e está disposto a pagar mais por qualidade, esta mudança nos hábitos alavanca as vendas e favorece a disseminação do produto em outras regiões como norte e nordeste do país”, destacam os executivos.
A empresa segue apostando no segmento gourmet, que no ano passado representou 50% de seu faturamento, o que gerou um crescimento de 35% nas vendas de gourmet para a torrefadora que cresceu acima do mercado (que tem média de 15 a 20% ao ano). Em 2011 o Café do Centro deve chegar também à região nordeste, reforçar a presença no interior de São Paulo e no Paraná.