Cartilha orienta como manter brechó

Está disponível no Portal Sebrae uma cartilha que indica as melhores práticas para quem atua ou quer trabalhar no segmento de brechós, mercado em franco crescimento no Brasil. Elaborado a partir das discussões com empresários durante o Fórum de Debates sobre o Mercado de Brechós, no ano passado, o documento dá dicas sobre como abrir um brechó, como divulgar a loja, como adquirir, precificar e assegurar a higiene das peças e como deve ser o atendimento ao cliente.

Um levantamento do Sebrae realizado ano passado mostrou que o número de pequenos negócios – com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões – no comércio varejista de artigos usados brasileiro cresceu 210% em cinco anos, passando de 3.691, em 2007, para 11.469, em 2012.

“Além de permitir aos consumidores comprar um bom produto por um valor muito mais acessível, o negócio também chama a atenção por causa do crescente interesse por práticas de pós-consumo. Esse cenário de oportunidades é interessante para quem quer empreender nesse nicho de mercado. A cartilha dá orientação para quem quer começar um negócio e serve também aos atuais empresários que desejam manter sua empresa sustentável e competitiva”, afirma Wilsa Sette, coordenadora nacional de Varejo da Moda do Sebrae.

Antes de abrir o empreendimento é preciso estudar bem o mercado e os temas necessários a uma boa gestão. O Sebrae orienta o empreendedor a visitar os brechós da cidade, navegar em brechós on line e conversar com os proprietários, identificando oportunidades e riscos. Também é preciso elaborar um Modelo e um Plano de Negócio. “Uma importante definição que deve constar no planejamento é a escolha dos canais de comercialização do brechó – definir se a abertura se dará com loja física, virtual ou comercialização por rede social, por exemplo”, ressalta Wilsa Sette.

Na escolha do ponto comercial é importante levar em consideração aspectos como: hábitos de consumo do público que se deseja atingir, a concorrência, a proximidade de sua residência, se permite fácil estacionamento, segurança, fluxo de pessoas, dentre outros. Já na escolha de uma loja virtual é necessário perceber aspectos como: definição da plataforma de loja virtual, usabilidade, meios de pagamento on line, logística de entregas, embalagens e estratégias de divulgação.

A cartilha também explica o regime de consignação, maneira muito usada para a aquisição de peças do brechó. Mas também fala da compra de lotes de pessoas físicas, uma opção mais lucrativa. A higienização das peças, um dos maiores preconceitos em relação aos brechós, também deve ser um cuidado especial. Ao adquirir peças é aconselhável reforçar a limpeza, mesmo no caso de produtos comprados já limpos.

Divulgação do negócio

O último capítulo do documento é dedicado à divulgação do brechó. Proprietários de brechós costumam fazer uso de folhetos para panfletagem na vizinhança da loja, apostam no boca a boca e fazem uso das redes sociais nainternet. Uma opção é abrir uma página no Facebook e um perfil no Instagram para divulgar as peças, as duas redes mais usadas pelos empresários. “Cuidado com as fotos: as peças devem ser muito bem iluminadas e apresentadas de preferência vestidas. Roupas fotografadas em cabides ou deitadas não são atraentes”, alerta Wilsa Sette.

Ao longo de 2015, empresários de varejo da moda que atuam no nicho de brechós ganharam, mais uma vez, a oportunidade de se reunir com o Sebrae para debater sobre os desafios e oportunidades do segmento no país. O Sebrae promove mais três edições do fórum de debates, que foi batizado de Fórum de Inovação para Comércio de Brechós. O encontro esteve em Porto Alegre (RS), em maio, e passará por Campo Grande (MS), no próximo dia 23, e Goiânia (GO), em 10 de setembro.

DICAS DO SEBRAE:

Escolha em que segmento o seu brechó vai atuar. Você poderá escolher entre ter um brechó feminino, masculino ou infantil, ou poderá escolher trabalhar para um público misto.

Crie uma bela vitrine, fazendo dela um chamariz para as pessoas que passam na rua.

Invista na limpeza da loja e decoração. Brechós de sucesso são lojas decoradas de forma original e criativa, limpas e cheirosas.

Cuide da iluminação da loja e dos provadores. Luz natural, ou que pareça natural, é uma boa opção.

Mantenha suas araras sempre bem organizadas, por cor e tamanhos, com os cabides voltados para dentro. Utilize cabides bonitos, funcionais e idênticos para pendurar suas peças. Você pode encapar velhos cabides com fitas ou tecidos para renová-los de forma bonita.

Sinalize sua loja em sites de localização, como o Apontador, informando endereço, telefone e contatos nas redes sociais. Esses sites são ferramentas de internet que permitem encontrar endereços físicos em todo o país.

Deixe visíveis os canais de atendimento e informações de sua loja virtual. O carrinho de compras deve ser facilitado para o cliente finalizar o pedido e toda a transação financeira deve ser segura.

Produza fotos com qualidade das peças a serem comercializadas. Tenha um cuidado especial com a descrição das peças e conteúdo da sua loja on line.

Informe sua cliente que as peças são higienizadas antes de colocadas à venda. Em caso de peças valiosas e difíceis de limpar, invista em serviços de lavanderias especializadas. Quando são peças de mais fácil limpeza, prefira fazer a higiene em seu brechó.

Cadastre-se no Portal Sebrae onde você encontra um conjunto de informações sobre Gestão, sob forma de artigos, livros, vídeos, áudios e notícias e onde pode contar também com o aconselhamento on line de um especialista em pequenos negócios.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn