Castelo Branco conta a trajetória profissional, do Recife a Blumenau, para comandar empresa de tecnologia

Executivo está desde 2012 à frente da Sênior Sistemas, uma das maiores do país na área de gestão

O momento de definir uma carreira profissional é uma fase importante para qualquer jovem de vinte e poucos anos, mas como será que começam os grandes CEOs de empresas? Carlênio Castelo Branco, executivo desde 2012 à frente da Senior Sistemas, uma das maiores empresas de tecnologia para gestão do Brasil, com atuação na América Latina, tem uma história que certamente gera identificação com centenas de estudantes e profissionais que estão dando os primeiros passos no mercado de trabalho.

“A área de gestão sempre me chamou atenção, mas quando me deparei com o vestibular precisava escolher um caminho. Eu tinha que começar. Pensei em Engenharia Mecânica e hoje vejo que realmente não teria dado certo. Já olhava muito para o curso de Administração, mas me chamou atenção o curso de Ciências da Computação, referenciado como uma tendência para o futuro”, destaca Carlênio Castelo Branco, CEO da Senior Sistemas, empresa que em 2023 comemora 35 anos de atuação.

Carlênio conta que se formou na área, mas ainda na faculdade decidiu olhar para cursos de Administração, e este seria o primeiro passo para a sua carreira executiva. “Os meus primeiros 5 anos no mercado de trabalho, de fato, foi desenvolvendo. Uma carreira normal como muitos programadores e analistas que temos hoje na Senior, profissionais fundamentais para a existência do nosso negócio. Mesmo me identificando com essa atividade, eu tinha em mim que esta era uma fase transitória e assim que concluí a pós-graduação em Administração, passei a olhar para oportunidades em cadeiras executivas”.

Acompanhando os primeiros passos de sua carreira veio também o primeiro “até logo” a sua terra de origem, Recife, onde moram seus pais e sua família. Carlênio partia então, no ano de 1998, para a área comercial. Nessa busca pela cadeira executiva passou por Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e por uma experiência internacional no Chile.

“Sai de Recife para assumir uma filial na área comercial. De lá para cá, não voltei mais para a área técnica. Passei por companhias como a Oi, que na época era Telemar, e de lá fui pra Getnet. Na Getnet eu fui para o Chile para abrir uma operação”.

Destino: Santa Catarina
O jovem programador de Recife acabou passando por muitas culturas diferentes quando se apropriou do seu destino, do caminho que pulsava seu coração: a carreira executiva. “Morei em vários lugares, e acho que isso engrandece qualquer pessoa, porque você aprende a respeitar as culturas diferentes de cada lugar”, destaca.

Ainda pela Getnet, voltando do Chile, Carlênio passou um período em Porto Alegre, onde atuava como responsável por toda área comercial do marketing e operações e foi nesta fase que um headhunter de Santa Catarina o procurou. “Era um movimento do Jorge Censi, um dos fundadores da Senior Sistemas e hoje presidente do Conselho. Ele estava buscando um executivo para ser o CEO da empresa, um processo longo, de mais de seis meses de negociação. Um movimento para que eu conhecesse a empresa e para que todos me conhecessem também”.

Segundo ele, a proposta de vir para uma cidade pequena como Blumenau veio como uma surpresa, já que ele acabou passando por grandes cidades até então. Mesmo assim, ficou encantado com a qualidade de vida da região. “Surgem aquelas dúvidas normais sobre como seria a vida das minhas filhas, adaptação e tudo mais. No entanto, tudo deu muito certo e hoje tanto eu como minha família amamos Blumenau, uma cidade que tem uma qualidade de vida realmente fantástica”.

Para os jovens que sonham em desenhar uma história de sucesso dentro de um mercado de trabalho cada vez mais desafiador, Carlênio ressalta o mesmo conselho que passa para suas filhas: seguir o coração. “Minha filha mais velha estava em dúvida quanto à escolha do vestibular. Aquele velho pensamento de olhar para a parte financeira ou para o que toca o nosso coração. Com toda certeza neste momento eu vi o Carlênio de 19 anos, que ainda morava em Recife, e sem dúvidas eu afirmo tanto para as minhas filhas, quanto para qualquer pessoa que me perguntar: siga o coração. Eu tenho certeza de que hoje eu sou feliz profissionalmente naquilo que eu faço. Eu respeitei o meu processo, mas não parei e segui em busca da área de gestão financeira, comercial etc”.

FICHA
Nome: Carlênio Castelo Branco
Idade: 52 anos
Cidade natal: Recife
Formação (acadêmica): Formado em Ciência da Computação pela Unicap com pós-graduação em Administração financeira pela UPE e MBA em Gestão Empresarial pela Universidad Mayor do Chile.
Cargo atual: CEO da Senior Sistemas

Facebook
Twitter
LinkedIn