CEO da startup que facilita interpretação de exames recebe premiação ‘Mulheres Inovadoras’

startup exames laboratoriais

Empreendedora conquista 1º lugar pelo desenvolvimento do software que facilita e agiliza a interpretação de exames laboratoriais

A nutricionista e CEO da CalcLab, Karla Lacerda, classificou-se em 1º lugar na região Centro-Oeste, na edição 2022 do Programa Mulheres Inovadoras, uma iniciativa da Finep e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A empresa desenvolveu um software que facilita e agiliza a interpretação de exames laboratoriais. O propósito da premiação é estimular startups lideradas por mulheres, de forma a contribuir para o aumento da representatividade feminina no cenário empreendedor nacional.

“Os 60 dias de processo trouxeram uma experiência gratificante. O programa reuniu grandes empresárias, palestrantes de excelência e exigiu de todos nós muita dedicação. A banca examinadora foi sem igual, as ideias inovadoras nos moveram para esse momento de alegria. Estamos orgulhosos de ter essa chancela na CalcLab”, comenta Karla.

“Concorremos com 319 startups e passamos por três fases até a classificação final”, diz a empreendedora, que ainda considera a premiação como um marco na vida e carreira: “Pretendo investir em mais tecnologia aliada à saúde para o bem-estar dos brasileiros. Essa é minha grande missão de vida”.

Ao ter como pilares a inovação e a ciência, Karla e o professor, nutricionista, farmacêutico bioquímico e estudioso da mecânica de resultados laboratoriais, Gabriel de Carvalho, criaram uma tecnologia para interpretar os exames laboratoriais em poucos minutos e facilitar o diagnóstico para o profissional de saúde.

O software toma como base cerca de 400 regras de interpretação de diagnósticos laboratoriais que aplicam cálculos e conversões de unidades para identificar, por meio de exames de sangue e urina. Ao aplicar cálculos, inter-relacionando dados do exame e convertendo unidades, o software extrair os valores ideais dos parâmetros dos exames, ao invés de valores de referência. Por conta de seu motor agnóstico, permite o processamento de mais de 800 laboratórios nacionais e estrangeiros.

Karla conta que as pesquisas desenvolvidas durante os 20 anos dedicados ao estudo de Nutrição de Gabriel de Carvalho foram aplicadas no software. “O CalcLab faz em 20 segundos, o cálculos que o profissional de saúde precisaria de 30 minutos para chegar a um diagnóstico apurado”, diz Karla.

Programa – O edital do Mulheres Inovadoras oferece recursos financeiros para apoio a startups inovadoras, de setores estratégicos e prioritários. As startups, que passam pelo processo de seleção, receberão aporte de até R$1,5 milhão de recursos da Finep. Sendo assim, por sua colocação na premiação, a CalcLab receberá o aporte de R$120 mil para acelerar seu negócio.

Sobre o CalcLab – CalcLab, que agiliza e facilita a interpretação de exames laboratoriais, iniciado em 2020 como um software que processa resultados de 800 laboratórios, inclusive internacionais, combinando informações que servem como base para ajudar no diagnóstico de pacientes. Criado por Gabriel de Carvalho e Karla de Araújo Lacerda com o objetivo de facilitar e revolucionar a saúde e ainda otimizar o tempo da consulta médica. A plataforma inédita no Brasil, já conta com mais de 5 mil profissionais. O CalcLab venceu StartBsB, o prêmio do Demoday Startup Brasília 2030 e a tecnologia foi premiada em 1º lugar na região Centro-Oeste, pelo Programa Mulheres Inovadoras da Finep e MCTI, para saber mais, clique aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn