E-book com análise foi produzido pela MetaRed X Brasil, rede com chancela do Banco Santander visa estimular a colaboração e o intercâmbio de projetos e práticas
A MetaRed X Brasil, organização criada pela Universia com chancela do Banco Santander que, no país, tem a parceria do Instituto Êxito de Empreendedorismo em suas iniciativas locais, lançou o e-book “Empreendedorismo nas IES brasileiras: análises e propostas do MetaRed X”. O material, produzido em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), traz um panorama das atividades de incentivo ao empreendedorismo desenvolvidas em Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil.
O levantamento realizado pela MetaRed X Brasil e a ABMES contou com participação de 286 IES nacionais. Como principais resultados, mostra que 50% das instituições possuem núcleo ou escritório de empreendedorismo interno, e 87,8% possuem a disciplina Empreendedorismo na grade curricular.
“Observamos, no geral, que metade das instituições participantes possui núcleo ou escritório, mas muitas delas ainda não possuem programas efetivados de desenvolvimento de incubadoras e aceleração de startups”, acrescenta o presidente da MetaRed X Brasil e da ABMES, Celso Niskier. “Sob esse ponto de vista, é possível ver que ainda há um caminho a percorrer para difundir a cultura empreendedora no meio acadêmico, embora o panorama atual seja positivo”, completa.
O e-book surge como uma das iniciativas do MetaRed X Brasil em conjunto com a ABMES no sentido de ampliar e aprofundar a compreensão sobre as práticas de empreendedorismo nas IES brasileiras pelo olhar da academia, seus professores, estudantes e gestores. “Nós temos como objetivo promover o fortalecimento das unidades de empreendedorismo das IES, como veículo para a colaboração na criação de startups e unidades de negócios em comunidades universitárias. Nesse sentido, é muito importante poder contar também com o apoio do Instituto Êxito de Empreendedorismo, iniciativa que reúne grandes nomes do empreendedorismo nacional e que fomenta a educação empreendedora no país”, adiciona Niskier, que é vice-presidente do Instituto.
“O empreendedorismo é a grande mola propulsora de qualquer sociedade moderna. É por isso que nos empenhamos em levar a cultura, o pensamento e a educação empreendedora a cada vez mais pessoas, notadamente os jovens de escolas públicas, pois acreditamos que essa é a melhor forma de promover uma real transformação social no Brasil”, pontua o presidente do Instituto, Janguiê Diniz.
O e-book “Empreendedorismo nas IES brasileiras: análises e propostas do MetaRed X” foi lançado durante a reunião de encerramento do ano da instituição, que reuniu mais de 40 instituições na Faculdade do Comércio, em São Paulo. O documento pode ser acessado na íntegra aqui.