As redes sociais surgiram para inovar e mudar o comportamento do consumidor e pessoas de uma maneira geral. No mundo corporativo, o meio digital se tornou um braço do marketing da companhia. No universo da publicidade não é diferente e as redes sociais são vistas como uma grande revolução na comunicação e na geração e divulgação de conteúdo e informação.
Outro dia participei de um seminário muito interessante sobre mídias sociais e a informação, o que mais me chamou a atenção foi que as pessoas não assistem mais televisão sem a presença do seu smartphone ou tablet. Isso está acontecendo na minha casa! Vejo a minha esposa assistindo à novela plugada no seu tablet lendo diversas notícias diferentes ao mesmo tempo. E aí surge a pergunta: Como podemos inserir a nossa empresa neste boom que é a rede social e ser bem-sucedido? Se você trabalha no varejo e tem uma plataforma e-commerce, a sua vida mudou muito. Hoje a gama de oportunidades que temos para anunciar, as ferramentas de pesquisa que oferecem informações do seu target e, ao mesmo tempo, os canais de comunicação que existem para falar sobre a empresa mudaram muito nos últimos tempos e surgiram para agregar.
Eu, particularmente, acredito que ainda não estamos maduros com toda informação nova, mas uma boa notícia é o alto grau de interesse que temos para descobrir este novo universo. Outro dia, conversando com um grande amigo do segmento de pesquisa de mercado, tive a certeza que este setor está se revolucionando com as redes sociais. As ferramentas de pesquisa de monitoramento de perfil de target e acompanhamento sobre as suas opiniões referentes a marcas e empresas são fantásticas. E o mais interessante é que esta companhia está lançando soluções para o pequeno e médio empresário que terá oportunidade de investir em pesquisa sobre a sua empresa, com valores acessíveis em plataformas on-line. Isso já é uma grande mudança na vida do empreendedor brasileiro, que poderá usar as redes sociais para entender o seu público e as percepções sobre seus produtos ou serviços.
Outro fato interessante que um amigo me contou foi que as redes sociais serão fundamentais para a Fifa pesquisar as ações irregulares na época da Copa. Existe uma política muito bem definida para os patrocinadores desfrutarem de suas ativações e outras diversas apólices para uso das propriedades de marketing, tais como, uso da palavra Copa, mascotes e uso de marcas nos estádios. A Fifa terá as mídias sociais como uma fonte de pesquisa para descobrir o que está sendo feito de ilegal, então, você aí que está pensando em fazer alguma festa em praça pública, ou usar o nome Copa em seu evento, tome bastante cuidado, pois poderá receber uma multa “salgada”. Isso graças às redes sociais!
Outro case de sucesso através das redes sociais foi uma campanha promocional realizada pela Batata Ruffles, da Pepsico, que visava incentivar as pessoas na divulgação dos novos sabores. Os ganhadores desta campanha teriam a sua receita implementada na linha, e o melhor, teriam ainda a participação de lucros nas vendas durante um ano. Os números desta campanha em redes sociais são astronômicos. Um megassucesso realizado entre cliente e agência especializada.
Agora, com toda certeza, as mídias sociais estão ajudando as empresas a inovarem seu marketing para acessar informações sobre seus clientes, divulgar as suas novidades e, principalmente, proporcionar experiências diferenciadas que antes não eram possíveis. Para encerrar, uma dica que gostaria de dividir com você, caro(a) leitor(a), é que hoje existem agências especializadas neste tema que têm uma metodologia de trabalho que pode ajudar tanto pequenos empresários como empresas multinacionais. Não deixe de investir nesta contratação, pois ela é muito saudável para seu negócio. Da mesma forma que podemos ter sucesso utilizando as redes sociais para ativação de ações de marketing, podemos ter um megadesastre para nossa marca. E ainda este efeito negativo pode acontecer de forma rápida, devastadora e incontrolável. Por isso, não deixe de procurar por profissionais especializados e sérios.
Antes de contratar uma agência, pesquise o seu portfólio e clientes. Busque opiniões sobre seus atuais clientes e cases realizados e avalie se a agência tem perfil para atendê-lo. O cuidado e os detalhes serão fundamentais para a sua empresa ter as redes sociais como um canal diferenciado para fazer marketing no presente e no futuro da sua companhia. Não deixe de estudar e se aprofundar sobre este tema que é muito rico e interessante!