Competição quer propor novos modelos de negócio para o turismo

Em um mundo onde turistas organizam suas viagens on line com ajuda de outros viajantes, como renovar o papel do agente e da agência de viagens na cadeia do turismo? Com esse novo perfil de cliente, sempre conectado, como tornar os destinos turísticos brasileiros inteligentes? Esses são os dois desafios propostos no Camp de Inovação do Turismo, evento voltado para empreendedores digitais que já têm uma startup ou apenas uma ideia de negócio.

O Camp de Inovação no Turismo será uma espécie de teste do projeto Turismo Inteligente, lançado pelo Sebrae com uma nova abordagem no atendimento a empresas brasileiras do segmento do turismo, a fim de estimular a presença e a interação entre os destinos e os turistas no mundo virtual. A partir de 2017, o Sebrae vai investir cerca de R$ 10 milhões em mais de 40 projetos em 17 estados brasileiros.

A ideia é possibilitar que os pequenos negócios atendidos pelo projeto estejam imersos em soluções tecnológicas e, para isso, o Sebrae vai dar consultorias visando ao monitoramento de redes sociais, além de incentivar a criação de plataformas ou aplicativos que detalhem a experiência turística do destino ou rodadas de negócios dos empreendimentos turísticos com empresas de TI e startups, entre outros. “Os pequenos negócios precisam estar atentos à nova dinâmica do mercado turístico. Hoje, toda a programação de uma viagem começa e termina com pesquisas na internet. Estar bem posicionado nesse mundo virtual é condição para ser encontrado mais facilmente pelos turistas”, afirma a diretora-técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

Se forem selecionados na fase de inscrição, os empreendedores serão orientados por mentores e capacitadores para desenvolver as ideias e soluções propostas durante o fim semana que acontece o Camp de Inovação, de 25 a 27 de novembro. Ao final dos três dias, os participantes vão apresentar o projeto para uma banca composta por representantes do setor de turismo e do ecossistema de startups. Os três melhores projetos de startups e as duas melhores ideias serão premiados.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até 31 de outubro, pelo site:https://eventos.panrotas.com.br/camp/. Poderão se inscrever startups em estágio de validação ou operação, bem como potenciais empresários com ideias inovadoras para o setor. Serão selecionadas até dez ideias e dezstartups, com a possibilidade de inscrição de até cinco participantes por time. O Camp de Inovação e Turismo é promovido pelo PANROTAS, com apoio técnico do Sebrae.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn