Seja qual for o modelo escolhido, é preciso realizar um planejamento sólido do negócio
O mercado empresarial tem evoluído rapidamente, trazendo consigo novos modelos de negócio que expandem as oportunidades para empreendedores. Jovens visionários e profissionais de carreira consolidada estão saindo do tradicional para prosperar nas chamadas startups, que oferecem soluções rápidas e inovadoras para problemas contemporâneos.
Mas, embora startups e empresas tradicionais possam parecer similares à primeira vista, as diferenças entre elas são vastas. Lançar-se como empreendedor e escolher entre uma startup e uma empresa tradicional requer um bom planejamento e uma clara compreensão das diferenças entre esses modelos.
Startups oferecem um ambiente dinâmico e inovador, ideal para quem busca crescer rapidamente e está disposto a assumir riscos. Empresas tradicionais, por sua vez, proporcionam estabilidade e previsibilidade, adequadas para aqueles que preferem operar em mercados consolidados com menor volatilidade.
“Independente do modelo escolhido, é fundamental ter um planejamento sólido, conhecer as potencialidades do mercado e estar disposto a enfrentar os desafios inerentes a cada tipo de negócio. Além disso, contar com uma orientação especializada pode fazer a diferença na trajetória de sucesso do empreendimento”, diz Cristiano Freitas, CEO da Syhus Contabilidade.
A seguir, ele detalha as diferenças dos modelos de negócios:
1. Estrutura de negócio
A estrutura de uma startup é muito diferente da de uma empresa tradicional. As startups são focadas em oportunidades específicas e nas dores do mercado, o que as torna extremamente ágeis e adaptáveis. Elas surgem de ideias inovadoras e buscam resolver problemas com soluções rápidas e eficazes. Em contrapartida, empresas tradicionais têm uma estrutura bem estabelecida e processos definidos, o que pode tornar mais difícil a adaptação rápida às mudanças de mercado, mas oferece um planejamento de longo prazo mais sólido.
2. Espírito organizacional
O espírito organizacional de uma startup é caracterizado pela flexibilidade e inovação. Os colaboradores frequentemente desempenham múltiplas funções e são incentivados a contribuir com ideias para o crescimento da empresa. Nas empresas tradicionais, há uma hierarquia bem definida e funções específicas, o que proporciona estabilidade, mas pode limitar a inovação e a agilidade.
3. Ambiente organizacional
Startups operam em um ambiente de alta incerteza e risco. A estrutura é menos rígida e os funcionários precisam estar prontos para “apagar incêndios” e lidar com problemas inesperados. Já em empresas tradicionais, o ambiente é mais estável e previsível, com processos bem estabelecidos e menos risco de surpresas diárias.
4. Fundos
As startups geralmente têm menos fluxo de caixa e estão sempre em busca de novos financiamentos. Elas precisam ser extremamente cuidadosas com cada decisão financeira, pois uma semana sem vendas pode ser devastadora. Empresas tradicionais, por outro lado, têm mais recursos para investir em publicidade, contratação e expansão, e são mais resilientes a erros financeiros.
5. Escalabilidade
Por definição, startups devem ser escaláveis. Elas operam com base em tecnologia que pode ser replicada em grande escala, como aplicativos que atendem milhares de usuários com a mesma estrutura. Empresas tradicionais, no entanto, frequentemente enfrentam limitações de escalabilidade devido a custos de produção e capital de giro. Elas crescem adicionando recursos proporcionalmente ao crescimento do negócio.
6. Financiamento
Startups são financiadas com base em seu potencial futuro e escalabilidade. Elas atraem investidores dispostos a assumir riscos em troca de grandes retornos. Esse financiamento é baseado em intuições sobre a equipe e o potencial de mercado. Em contrapartida, empresas tradicionais têm mais facilidade em obter financiamento bancário e de investidores institucionais devido à previsibilidade de receitas e menor risco de inadimplência.
7. Custos
Startups não geram lucros imediatos e precisam investir pesadamente no crescimento e desenvolvimento inicial. O retorno financeiro é focado em um futuro de médio a longo prazo. Empresas tradicionais visam lucros desde o início, focando em operações que geram receitas constantes e previsíveis.
8. Inovação
Startups são sinônimo de inovação. Elas constantemente buscam resolver problemas através de novas tecnologias e abordagens disruptivas. Empresas tradicionais, embora possam incorporar inovações em suas operações, não são tipicamente focadas na inovação contínua como um pilar central de sua estratégia.
Sobre Cristiano Freitas
CEO da Syhus. Empreendedor há mais de 15 anos, formado em Contabilidade pela PUC Campinas e especialista em Direito Tributário. Responsável pela modelagem tributária e contábil de startups premiadas no mercado, scale-ups e unicórnios. Atua como mentor e palestrante do curso Investidores.vc. É investidor anjo e advisory de startups.