Conheça cinco mulheres líderes no ecossistema de inovação

Participação de mulheres em cargos executivos no mercado cresceu quase 10%, desde 2015, segundo 9º relatório anual Mulheres no local de trabalho

Quando o assunto é a equidade no mercado de trabalho, ainda há muitas conquistas a serem alcançadas, no entanto a participação feminina em cargos executivos têm aumentado.  Dados do 9º relatório anual Mulheres no local de trabalho, estudo da McKinsey e da LeanIn.org, organização que trabalha pela equidade de gênero, revelam que desde 2015, a participação de mulheres em cargos executivos cresceu de 17% para 28%.

Mais do que uma pauta de avanço social, uma maior participação feminina também se reverte em lucro: de acordo com a Mckinsey, empresas com mais mulheres  nestes cargos têm 25% mais chances de lucrar acima da média, número que sobe para 36% quando também é considerada a diversidade étnica.

A seguir, conheça cinco mulheres líderes que têm movimentado o ecossistema de inovação:

Wana Shulze, Head de Investimentos e Portfólio da Wayra e Vivo Ventures
Wana Schulze é a Head de Investimentos e Portfólio da Wayra e Vivo Ventures. Ela é graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e possui um MBA em Finanças pela Universidade de Chicago Booth. Com uma sólida experiência como analista de crédito corporativo em instituições financeiras, incluindo Itaú BBA, Société Générale e PIMCO, Wana trabalhou em diversos setores, como telecomunicações, metais e mineração, petróleo e gás, e papel e celulose. Após concluir seu MBA, Wana ingressou na McKinsey, no escritório de São Paulo, onde liderou projetos estratégicos, de transformação digital e de reestruturação em diversos setores no Brasil e na América Latina. Em 2021, Wana se uniu à equipe de investimentos da HiPartners, o primeiro fundo de venture capital brasileiro focado em retailtechs. Atualmente, na Wayra e Vivo Ventures, Wana lidera a equipe com um foco central em originação, construção de teses de investimento e desenvolvimento de processos.

Juliana Lima, Gerente de Inovação do banco BV
Juliana Lima está há mais de 20 anos no mercado de inovação e empreendedorismo. Passou por empresas como a Sympla, na construção e crescimento de mercado. Trabalhou em ecossistemas de startups internacionais, como Estados Unidos e Alemanha. Hoje é gerente de inovação no banco BV, onde atua para expandir a conexão do banco com o ecossistema de inovação.

Carolina Bocuhy, Superintendente de Tecnologia do banco BV
Carolina Bocuhy é Superintendente de Tecnologia no banco BV  Ela lidera um time focado em criar produtos digitais para ampliar o relacionamento com o cliente em toda sua jornada. Os desafios maiores estão em criar soluções que mensurem o valor da tecnologia na experiência do cliente em todas as fases: desde o planejamento do público, a segmentação, a fase de aquisição até o engajamento de clientes internos e externos. Fala sobre o tema de centralidade do cliente em diferentes indústrias, cultura de alta performance em tecnologia, produtos digitais e liderança.

Dani Junco, fundadora e CEO da B2Mamy
Dani Junco é filha da Dona Rosalina, mãe do Lucas e fundadora da B2Mamy, a primeira comunidade a conectar mães do mundo todo para que sejam líderes e livres economicamente. Formada em Farmácia, pós-graduada em Branding e Marketing e estudiosa do campo da neurociência, Dani é uma das principais personagens dos ecossistemas de inovação, startups e tecnologia com vários prêmios, encabeçando muitas listas de lideranças femininas. Apaixonada por unir mulheres e colocá-las em movimento, é, antes de qualquer outro atributo, líder de comunidade que luta para que mulheres tenham liberdade financeira para tomar decisões conscientes sobre si e sobre sua família.

Tatiana Pimenta, fundadora e CEO da Vittude
Tatiana Pimenta é CEO e fundadora da Vittude, referência no desenvolvimento e gestão estratégica de programas de saúde mental para empresas. Empreendedora, palestrante e produtora de conteúdo sobre saúde mental e bem-estar, foi reconhecida como LinkedIn Top Voice Equilíbrio Vida e Trabalho em 2023. Possui formações que contemplam ciência da felicidade e aplicações da psicologia positiva para ambientes de trabalho como The Science of Happiness, da Berkeley University. Premiada internacionalmente pela Cartier Women ‘s Initiative, é colunista dos mais variados  portais de imprensa.

Facebook
Twitter
LinkedIn