Empreendimentos com mais de 10 anos no mercado são exemplos de resistência para se inspirar
Gerenciar uma marca é um desafio diário. Em 2023, cerca de 2,1 milhões de empresas fecharam as portas no Brasil, segundo o Mapa de
Empresas do Governo Federal. Para evitar que isso aconteça é essencial adotar algumas práticas como um bom planejamento financeiro, definir metas claras e criar estratégias para alcançá-las.
Embora não exista uma fórmula mágica para o sucesso, investir em uma gestão eficiente, estar aberto a inovações e adaptar-se rapidamente às mudanças do mercado pode fazer toda a diferença.
Quer que sua empresa não só sobreviva, mas se destaque e prospere por décadas? Confira as dicas de que quem mantêm seus negócios ativos há mais de 10 anos:
Para Cândido Espinheira, CEO da Yes! Cosmetics, rede vegana de cosméticos com 24 anos no mercado, manter-se perseverante requer uma visão clara e adaptável, além de uma forte capacidade de inovação. Invista no desenvolvimento contínuo dos colaboradores e em tecnologia para manter a competitividade. Construir e manter relações sólidas com clientes,
fornecedores e parceiros é fundamental para sustentar o crescimento e a
estabilidade a longo prazo, aconselha.
Já para André Oliveira, CEO da CredFácil, rede com 20 anos de atuação no setor de serviços financeiros e seguros, manter-se atualizado com as tendências, sem perder o foco na excelência operacional, é o que permite que uma empresa se reinvente e permaneça relevante por tanto tempo. É crucial entender o mercado, mas também estar sempre um passo à frente, inovando e buscando maneiras de agregar valor. Além disso, manter a integridade e a ética em todas as ações é fundamental para construir uma reputação que sustente a marca ao longo dos anos, orienta.
Gilberto Manteiga, fundador da Prohouse Colchões, pioneira nas bases box no Brasil e ativa há 45 anos, para alcançar o sucesso, observa que é preciso seriedade e pé no chão, além de ficar atento às tendências de mercado e concorrência. O empresário completa que é necessário ter uma solidez financeira. “Sempre digo e repito, monitore os custos fixos e entregue um produto ou serviço de acordo com o ofertado, no prazo combinado, com preço justo”, sugere.
Por sua vez, Alexandre Benedek, fundador da Sestini, rede referência em malas, bolsas, mochilas e acessórios há 30 anos, aposta em uma visão clara. “Tenha clareza de onde você quer posicionar a sua marca e mantenha o foco nesse objetivo com paciência e perseverança. O olhar para o futuro te ajuda a não se acomodar com o hoje, já que o mercado está sempre mudando e quem não se reinventa não sobrevive. Além disso, ainda acredito que trabalhar com ética e respeito a todos é fundamental para uma empresa ser
respeitada no setor em que atua”, afirma.
Já para o Dr. Edson Ramuth, CEO do Emagrecentro, que atua no mercado há mais de 35 anos, a persistência é um ponto forte, e oferecer
diferenciais em relação à concorrência é essencial para o sucesso. Ser criativo e trazer novidades todos os anos. Costumo dizer que, embora possamos ter uma empresa com décadas de experiência, é imperativo se renovar continuamente para manter a relevância no mercado. A inovação constante nos permite não apenas atender às necessidades em evolução dos nossos clientes, mas também superar as expectativas e estabelecer novos padrões na nossa área”, comenta Ramuth.