No universo do empreendedorismo brasileiro, mulheres são apenas 30%
No mundo em que vivemos, a desigualdade e o preconceito no meio corporativo são evidentes quando tratamos de gênero. Apesar dos avanços notórios, existem diferenças entre homens e mulheres nos cargos e benefícios profissionais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, as mulheres ganham, em média, 77,7% do salário dos homens, além de enfrentarem dificuldades em entrar no mercado, sobrecarga de atividades domésticas e assédio no trabalho.
Com todos esses problemas e desfalques, empreender e construir o seu próprio negócio no Brasil se tornou um grande desafio para as mulheres. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, elas ocupam apenas 30% do total de pessoas empreendedoras no país. Desse grupo, 45% possuem uma família, onde são responsáveis pela criação, alimentação e cuidado de seus filhos e maridos, existindo casos de ser a única renda da casa.
“O empoderamento feminino precisa ganhar força em nossa sociedade. Muitas vezes optamos em empreender por necessidade, em busca de conquistarmos nossa independência financeira ou sustentar nossa casa. O empreendedorismo nos fornece a autonomia necessária para tomar decisões, ter ideias, ganhar reconhecimento, realizar sonhos e principalmente impactar outras mulheres”, diz Carolina Fernandes, fundadora e CEO da Cubo Comunicação, hub de comunicação e marketing que fornece soluções personalizadas e customizadas para marcas de diferentes segmentos e portes.
Pensando nesse quesito, a executiva traz insights e dicas para inspirar e ajudar mulheres a iniciarem uma carreira empreendedora.
Avalie de forma criteriosa suas ideias
Anote todas as vantagens e desafios de cada ideia. Sempre analise o começo, meio e fim e a viabilidade da sua ideia para não perder a oportunidade de criar algo inovador e se destacar no mercado. Normalmente as pessoas desistem de suas ideias no começo, por não terem planejado ou pensado na viabilidade. Uma ideia sem execução é apenas uma ideia!
Invista além do networking
Netweaving é a evolução do networking, enquanto este último pode ser entendido como “o processo de conhecer e conversar com pessoas que podem ser úteis para você”, netweaving é um conceito que fala de troca de experiências sem expectativas, o que torna as relações mais sólidas, duradouras e genuínas. Vá além de querer vender algo ou ganhar alguma vantagem, conexão vale mais que dinheiro.
Faça um estudo do mercado
Estar por dentro das novidades do mercado é uma ótima maneira de criar ideias e soluções para seu projeto. Além de entender as vontades e perfil dos consumidores que você pretende atingir. Isso é essencial para ter uma visão de como os seus concorrentes trabalham, mapeando os seus pontos fortes e fracos isso tudo preferencialmente em um segmento, tema ou assunto que você já domine, fica mais fácil começar de onde o ponto de partida não é o “zero”.
Estruture um diferencial competitivo para o mercado
É aquilo que torna uma empresa única diante das demais, dando a ela uma vantagem para alcançar um desempenho melhor no mercado. Após analisar o mercado, é preciso encontrar um diferencial entre seus concorrentes. Essa diferença pode ser pensada por meio de estratégias se baseando nas fragilidades ou desfalques das empresas.
Sobre a Cubo Comunicação
Fundada em 2016 por Carolina Fernandes, executiva com mais de 20 anos de experiência nas áreas de marketing e comunicação. A agência surgiu com o propósito de ser um hub que contempla todas as necessidades dos clientes e entrega tudo de uma forma personalizada a partir de parceiros. Atualmente, a Cubo Comunicação tem funcionários na Argentina e Paraguai, além do Brasil. Carolina Fernandes já trabalhou em multinacionais, agências de marketing e assessoria de imprensa. É jornalista por formação, co-autora do livro “Mentalidade e Performance”, palestrante, host do podcast e autora do livro “A Tecla SAP do Marketês”.