As vendas do varejo brasileiro já começam a ser impactadas pelo coronavírus. Números divulgados pela FX Retail, F360º e SBVC mostram que, no final de semana passado, lojas em aeroportos e o setor de moda foram os mais impactados pela mudança de comportamento dos consumidores. Por outro lado, drogarias tiveram uma forte alta nas vendas.
“O Índice de Performance do Varejo (IPV) mede dados reais de vendas e, por isso, é um indicativo importante do que está acontecendo com o setor em meio à pandemia do coronavírus”, comenta Eduardo Terra, presidente da SBVC. De acordo com ele, o setor de drogarias foi o que teve melhor desempenho no final de semana passado, com um crescimento de 35,01% na comparação anual. Por outro lado, o mercado de moda recuou 31,76%, refletindo a preocupação do público com os efeitos do vírus sobre a saúde.
Essa desigualdade de comportamento também aparece claramente na análise por formato de varejo. Aeroportos (-23,73%) e shopping centers (-13,55%) foram mais afetados pelo receio do público em permanecer em locais de grande movimento. As galerias dos hipermercados, porém, tiveram um aumento de 8,54% no faturamento no final de semana, em função da ida dos clientes às lojas de alimentos para repor seus estoques.
Confira aqui os dados completos da edição especial do Índice de Performance do Varejo (IPV).
Sobre a SBVC
Fundada em 29 de maio de 2014, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) é uma organização sem fins lucrativos, aberta, multissetorial e com atuação complementar às demais entidades de classe do varejo. Sua missão é contribuir para o aumento da competividade do varejo, por meio de conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos do varejo de todos os segmentos. A entidade tem como objetivo defender os interesses do segmento e promover ações sociais. A SBVC é sustentada por quatro pilares fundamentais: conteúdo, relacionamento, responsabilidade social e apoio técnico.