Com o intuito de ajudar os micro e pequenos empresários a buscarem mais profissionalização e estarem por dentro das tendências do mercado foi criado o 1º Congresso Nacional de Comércio Eletrônico para Micro e Pequenas Empresas (Cecompe ). O evento é online e gratuito, e ocorre entre os dias 17 e 23 de fevereiro. A inscrição pode ser feita no site www.cecompe.com.br.
De acordo com a ABComm, o faturamento do e-commerce em 2013 chegou a R$ 31,1 bilhões e a expectativa para este ano é de um crescimento de 27%. “Esses números chamam atenção de quem quer empreender e podem, em um primeiro momento, confundir quem está começando”, comenta Solange Oliveira, consultora e vice-presidente da ABComm. Ela será uma das palestrantes do evento com o tema “10 coisas que ninguém te conta sobre e-commerce”.
“É preocupante ver o número de empreendedores que entram para o negócio com pouco ou nenhum conhecimento da área e seus macetes! Dez desses pontos de atenção são o destaque da minha palestra”, relata a consultora. Seu principal objetivo é mostrar que, se nada é de graça no mundo físico, não é no mundo digital que isso ocorrerá. “Essa lenda brasileira sobre a internet prejudica e confunde o olhar do empreendedor iniciante. Lojas virtuais têm investimentos, assim como lojas físicas. Só mudamos um pouco o nome das coisas, mas é preciso investir no ponto – que é a plataforma de e-commerce – meios de pagamento e mídia digital”, explica.
O investimento em mídia digital, inclusive, vai muito além do Facebook. Maurici Junior, da Comschool, irá falar sobre uma rede social que não é muito comentada aqui no Brasil, mas é a terceira mais acessada nos Estados Unidos, o Pinterest. “Pouca gente conhece ou já ouviu falar desta rede. Por isso irei apresentar a ferramenta em sua essência, abordando as características de perfil dos usuários, tipos de utilização e outras funcionalidades”.
No Brasil o Pinterest caminha para um público mais direcionado. O público feminino e áreas voltadas para decoração e moda são as vertentes onde a rede social é mais utilizada. De acordo com Maurici, o Pinterest pode alcançar, sozinho, um tráfego equivalente ao Youtube, Linkedin e Google+ juntos. “Poucas pessoas conhecem a grande capacidade que o Pinterest tem de gerar negócio para as empresas. Irei mostrar como elas devem aproveitar todo o seu potencial para firmar a marca”.
A inscrição do Cecompe é gratuita e pode ser feita no site cecompe.com.br ou através da página do evento no Facebook: facebok.com/cecompe.ecommerce. Os inscritos serão avisados por e-mail sobre os horários das palestras, que serão transmitidas via streaming. Caso o espectador queira assistir em outro horário, pode adquirir um Acesso Gold, que permite assistir no horário escolhido.
Serviço:
1° Congresso Nacional de Comércio Eletrônico para Micro e Pequenas Empresas
Data: 17/02 a 23/02
Valor da inscrição: gratuita
Endereço para cadastro: http://cecompe.com.br ou http://facebok.com/cecompe.ecommerce