Cultura de resultados: como engajar seus funcionários

Conseguir engajar o seu time em uma cultura de resultados é um grande desafio para os empreendedores. Conheça as 6 dicas que separamos para te ajudar nessa luta.

Que a cultura de resultados pode beneficiar qualquer tipo de empresa, até mesmo as do setor de entretenimento, como a Netflix, nós já contamos para você. Agora, vamos entrar em outra parte fundamental para que essa cultura floresça na sua empresa: o engajamento do seu time.

Separamos aqui algumas dicas que podem ajudar a sua organização nesse processo:

1. Desenvolva a sua própria cultura de resultado

Se você quiser abrir uma porta, mas não possui a chave certa, não adianta forçar a fechadura, ela não irá abrir. Você pode tentar inserir a chave de diversos jeitos, mudar a pressão que você está fazendo ao rodar a chave, mas de nada vai adiantar. A única saída é ir e procurar a chave certa para aquela porta.

É simples: De nada adianta você ler todos os textos e artigos sobre a cultura de resultados da Google se a sua empresa tem um perfil totalmente diferente do dela. Você deve sempre pegar essas informações e adapta-las ao seu negócio. Escolha a chave certa que a porta sempre abrirá sem resistência ou barulho.

2. Aprenda a delegar tarefas

Quando estamos há muito tempo em um mesmo negócio, tendemos a acreditar que somos sempre os profissionais mais aptos a resolver determinado assunto. Em uma cultura de resultados é preciso delegar as tarefas e fazer com que as metas sejam compartilhadas por todos do time.

Mas ei, nada de querer impor o seu método de trabalho para outros funcionários.

3. Crie objetivos claros

Com metas claras, fica mais fácil para os seus colaboradores organizarem a sua agenda e realizarem o trabalho da maneira mais eficaz possível. Não tenham medo de repetir uma, duas, cem vezes, se for preciso, mas todos têm que sair com as metas alinhadas e as ideias claras.

4. Engaje seus Funcionários

Sabemos que engajar seus colaboradores nunca é uma tarefa simples, ainda mais se tratando de metas e resultados, mas essa não é uma missão impossível. Que tal aplicar essas duas dicas?

  • A parte no todo

Os funcionários, todos eles, sim, T–O-D–O–S, devem estar engajados na sua causa, seja ela qual for.

  • Desenvolva a “cabeça de dono”

Com mentalidade de dono queremos dizer para você explorar a responsabilidade de seus funcionários com as suas metas, mas, mais que isso, fazer com que eles se sintam donos dos seus próprios projetos e tenham autonomia sobre eles. Já imaginou se, nesse momento, eles têm um insight sobre algo que vai revolucionar a sua empresa?

5. Menos é mais

Otimize seu tempo, faça no máximo uma reunião de resultados por semana. Seus funcionários irão agradecer e a sua empresa também. Afinal, se, com 8h de trabalho, 4h forem de ações que não ajudam no atingimento da meta, nada faz sentido, não é mesmo?

6. Comemore!

Depois de muito trabalho duro e algumas dores de cabeça, chegou a hora de comemorar com o seu time.

O texto completo você pode ler aqui.

Leia também:

A reunião de 300 mil horas

Plano de metas: você mede esforço ou resultado?

Facebook
Twitter
LinkedIn