Rodada de investimentos foi liderada pela G2 Capital e contou com as participações do BR Angels, DOMO Invest, Bossanova e EquityRio
A startup CustomerX, software para gestão de Customer Success (CS) que entrega soluções para que empresas Software as a Service (SaaS) aumentem sua receita por meio do gerenciamento da relação com o cliente, acaba de receber um aporte de R$ 1,5 milhão de cinco grupos de investidores: G2 Capital, que liderou a rodada de investimentos, BR Angels, DOMO Invest, Bossanova Investimentos e EquityRio.
O investimento será aplicado na expansão da CustomerX no mercado brasileiro, principalmente nas áreas de marketing e vendas, no desenvolvimento de novas funcionalidades e em novas contratações. O objetivo da startup, que já conta com clientes como Abstartups (Associação Brasileira de Startups), Neemo (Linx), Exact Sales, PetLove, Siagri, Tray (Locaweb), TecnoSpeed, Track, dentre outros, é se tornar a principal ferramenta de Customer Success do país e, assim, preparar o terreno para uma expansão global em 2022.
Fundada em 2017 na cidade paranaense de Toledo e amparada pela metodologia do Customer Success, ou Sucesso do Cliente, o software de gerenciamento da CustomerX ajuda empresas SaaS a identificarem como seus clientes estão se relacionando com os serviços prestados. O sistema possibilita a tomada de decisões mais proativas e orientadas por dados, o que contribui para a fidelização do consumidor e redução na perda de receita causada por eventuais cancelamentos.
“Essa metodologia de Customer Success é relativamente nova, mas já vem conquistando seu espaço. Hoje em dia, toda startup ou unicórnio conta com uma área de Sucesso do Cliente para garantir que seu público tenha a satisfação esperada ao adquirir um produto ou serviço. Na economia de recorrência, o Customer Success já se mostra indispensável, pois ajuda negócios de todos os setores a focar nos clientes de maneira estratégica. Nosso principal target são as pequenas e médias empresas de SaaS, mercado que cresce mais de 20% ao ano. No entanto, também queremos expandir para outras áreas mais tradicionais, como financeira e de serviços”, sinaliza Leonardo Superti, CEO da CustomerX.
Segundo dados levantados pela Accenture, 66% dos consumidores optam por comprar de outras empresas devido ao mau atendimento, sendo que 82% dos clientes sentem que o fornecedor poderia ter feito algo para evitar essa troca.
“O Xaas (tudo como serviço), modelo de negócio importante em ferramentas digitais em que a taxa de recorrência no faturamento passa pela satisfação e experiência do cliente, aliado ao engajamento dos usuários, tornam a ferramenta CustomerX um parceiro indispensável para todas as empresas que precisam melhorar algum desses indicadores, que atualmente são tão decisivos no sucesso das empresas e da nova economia”, diz Ricardo Carvalho, da G2 Capital.
“Embora um dos principais objetivos de todo negócio seja garantir que seus clientes alcancem o resultado desejado com as soluções oferecidas, é comum que as empresas não saibam como está o engajamento dos consumidores, tenham dificuldades em identificar oportunidades de cross-sell e up-sell, ou mesmo não consigam agrupar as informações sobre seus clientes, que acabam ficando distribuídas por diversos softwares e planilhas. Por isso, aderir a uma plataforma de gerenciamento como a CustomerX é uma estratégia efetiva para as empresas que precisam entender o comportamento e a experiência de seus consumidores em relação aos seus serviços prestados e fidelizá-los”, pontua Orlando Cintra, fundador e CEO do BR Angels, grupo de investimento anjo formado por mais de 100 empreendedores e CEOs de importantes empresas em diferentes mercados.
“Mesmo com a tecnologia disponível, pequenas e médias empresas ainda enfrentam uma série de desafios em obter sucesso com o cliente. Dificuldades em identificar quais clientes devem priorizar, dificuldades em identificar oportunidades de up e cross-sell, perda de tempo coletando dados e alimentando planilhas, entre outras dores. Ao investir na CustomerX, acreditamos numa tecnologia exclusiva que permite a integração com a maioria das plataformas disponíveis no mercado. Hoje, a área de Customer Success é fundamental para qualquer empresa, e a solução da startup vem para tornar o sucesso uma realidade”, afirma Franco Pontillo, sócio da DOMO Invest e gestor do Fundo Anjo.
De acordo com os investidores da Bossanova e da EquityRio, a CustomerX tem a oportunidade de ocupar uma posição relevante no mercado, uma vez que, impulsionado pela transformação digital, o segmento de Sucesso do Cliente apresenta amplo potencial de crescimento no Brasil. A startup está com vagas abertas e, ainda em 2021, sua equipe de colaboradores deve chegar a 35 pessoas, mais que o dobro em relação ao início do ano.
“Nós temos um time incrível que reflete o que somos. Nosso desafio é continuar recrutando colaboradores que agreguem valor para que a CustomerX siga superando metas e expectativas. Em 2020, ano de uma das piores crises da história, crescemos mais de 250% e queremos crescer ainda mais. Nascemos com recursos inéditos quando fomos lançados ao mercado, no final de 2018, mas agora vamos entregar soluções incomparáveis de gerenciamento de Sucesso do Cliente”, finaliza Leonardo Superti.
Sobre a G2Capitalm- A G2Capital é um Venture Capital fundado pela Shark Tank Camila Farani e por Ricardo Carvalho, ambos ex-líderes do grupo de anjos Gávea Angels, e que conta com uma equipe de membros sócios com experiências em diferentes áreas, criando um ambiente crítico e analítico com mentalidades distintas para um objetivo em comum: mitigar risco em investimentos de alto risco. Os sócios G2 são, em sua maioria, empreendedores da velha e da nova economia, com track record e vivência plena de negócios em diversos portes, com relevantes exits.
A empresa estrutura veículos de investimento para os sócios e investem juntos em uma tese alinhada pela maioria, contando com a experiência e conhecimento de todos na contribuição junto a formação de um portfólio que possibilite relevantes resultados. A Tese G2 considera prioritariamente negócios digitais que impactam positivamente a sociedade. Estão no radar da G2Capital startups cujo modelo seja SaaS e XaaS (Tudo como Serviço) em indústrias impulsionadas pela transformação digital, como educação, saúde, fintechs e negócios de impacto positivo, nos estágios pré-seed, seed e série A.
Sobre o BR Angels – Formado em 2019, o BR Angels Smart Network é uma associação nacional composta por mais de 100 empreendedores e CEOs de importantes empresas que, além de capital financeiro, entregam capital intelectual, valorizando, sobretudo, o conceito de Smart Money. Com perfis variados em alta gestão, recursos humanos, finanças, vendas, marketing, tecnologia, entre outros, os integrantes do BR Angels são todos C-Level e estão conectados a grandes companhias que, juntas, somam mais de R$ 1 trilhão em valor de mercado. O BR Angels surge não só para preencher a lacuna de atuação com Smart Money identificada entre os grupos de investimento anjo do Brasil, como também para suprir a falta de associações compostas por CEOs, conselheiros e importantes empreendedores dentro do segmento de startups no país.
Inicialmente, o foco do BR Angels está em negócios que operam nos segmentos B2B, B2B2C e B2C, dentro dos quais o smart money possa ser amplamente empregado por meio de mentorias. Deste modo, o grupo espera auxiliar iniciativas sólidas de empreendedorismo, para que possa contribuir de maneira efetiva com o desenvolvimento econômico do Brasil e da América Latina.
Sobre a DOMO – A DOMO Invest é uma das principais gestoras de Venture Capital no Brasil que investe em empreendedores disruptivos e inovadores. Apoiamos startups de tecnologia ainda em estágio inicial, ajudando-as a crescer mais rapidamente e se estabelecerem em mercados competitivos. Nossa experiência em M&A, Mercado de Capitais e estruturação de fundos, para contribuir com a profissionalização desse mercado no Brasil. Além de seu fundo DOMO Ventures, concentrado em startups B2C early stage / pre Series A de base tecnológica, a Gestora também é responsável pela gestão do FUNDO ANJO, focado em coinvestimentos na fase “anjo” e do fundo DOMO Enterprise, focado em startups B2B early stage / pre Series A, que geram soluções para grandes corporações. Os sócios da DOMO Invest somam participações em mais de 100 investimentos e transações de M&A ao longo dos últimos 10 anos em negócios tecnológicos e contam com credenciais complementares. Além disso, têm um forte alinhamento de longo prazo, o que viabiliza o acompanhamento perene das startups do portfólio com intuito de desenvolvê-las da forma mais rentável possível.