Das coxinhas de frango no interior ao Shark Tank Brasil 

empreendedor

José Carlos ajudava a mãe a vender coxinhas e hoje é um dos investidores do reality show de empreendedorismo

José Carlos Semenzato é o fundador da SMZTO, private equity especializado em franquias, que realiza a gestão e expansão de 12 marcas e tem faturamento estimado em R$ 6,2 bilhões em 2022. No entanto, o caminho até o sucesso foi longo. Semenzato teve uma infância humilde em Lins, no Interior de São Paulo, e desde cedo mostrou sua veia empreendedora: aos 13 anos, vendia pela cidade coxinhas que sua mãe preparava. Ainda na adolescência, fez um curso técnico de informática e começou a dar aulas.

Aos 20 e poucos anos, fundou seu primeiro negócio, a Microlins, que mais tarde se tornaria uma rede com 700 franquias e mais de 500 mil alunos. Isso só se tornou possível com a entrada no franchising, decisão que ele tomou em 1994, quando corria o risco de quebrar por conta da alta inflação do leasing dos computadores e o congelamento do preço das mensalidades que os alunos pagavam – na época, ele tinha 17 escolas próprias. Em 2010, em busca de novos desafios, ele vendeu a Microlins e criou a SMZTO.

Hoje, é sócio de algumas das principais marcas de seus segmentos, como OdontoCompany, Espaçolaser, Instituto Embelleze, OAKBERRY, Nanica, Peça Rara, entre outras. São mais de 4 mil unidades sob gestão pelo país. Semenzato ocupa uma das poltronas de investidores do Shark Tank Brasil, reality show de empreendedorismo do canal Sony.

Facebook
Twitter
LinkedIn