O economista Delton Batista, novo presidente da ADVB/SC (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing), pretende marcar a gestão que inicia com ações voltadas para consolidação das empresas catarinenses como marcas de qualidade no cenário nacional. Com uma sólida trajetória na área comercial de empresas como Santista Têxtil, Ambev, Oi e atual diretor geral de negócios da NSC, um dos maiores conglomerados de comunicação do país, o executivo vai liderar pelos próximos dois anos uma diretoria formada por 41 empresários de destaque em diversos segmentos como tecnologia, indústria e turismo, representada por lideranças de todas as regiões do Estado.
Entre as diversas ações que devem ser encampadas pela nova gestão destacam-se o lançamento do projeto ADVB Inspira, em parceria com o Sebrae, e a assinatura de acordos estratégicos com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), Conselho de Representantes Comerciais, Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) e American Marketing Association; com o objetivo de compartilhar conteúdo, capacitação e suporte aos associados.
Delton Batista também pretende marcar sua gestão pelo debate de ideias afinadas com as novas tendências mundiais do marketing, através da criação do Comitê Estratégico de Inovação e Tendências do Marketing e Vendas, um fórum destinado a avaliar as mudanças que o futuro próximo reserva às empresas, mercado e consumidores.
O Prêmio Empresa Cidadã Edição Especial 20 anos promete ser outro ponto de destaque da nova gestão e uma nova campanha institucional da entidade, de valorização das marcas estaduais e de ações que geram valor, com previsão de ganhar as ruas nos próximos meses. Confira a seguir algumas das ideias que devem nortear a nova gestão da ADVB/SC, nessa entrevista exclusiva concedida por Delton Batista a Empreendedor.
Empreendedor – Quais as ações que a ADVB/SC deve priorizar para a gestão que inicia agora?
Delton Batista – Esta nova gestão está diretamente relacionada ao tema das estratégias que geram valor, ou seja, será voltada aos empresários e executivos ligados à área de marketing e vendas, para que tenham a ADVB/SC como referência de conteúdos, capacitação e informações, porque acreditamos que isso contribui para a transformação das empresas. Seja através do relacionamento com o cliente ou do entendimento das necessidades do cliente, para que se posicione a empresa de maneira mais competitiva.
Vamos lançar um movimento que será assinado por uma série de associações empresariais e da indústria, do agronegócio, do comércio, da área de tecnologia, que é um manifesto em prol do desenvolvimento das marcas. A ideia é valorizar as marcas catarinenses. O estado já é conhecido por oferecer produtos e serviços de alta qualidade, mas agora temos um desafio, que é o de construir marcas. Na conhecida analogia do grão de café, onde o grão normal custa 1 real e o grão da Starbucks custa 10 reais, vemos que a marca empresta um valor muito maior para um produto. Então, mais do que focar na qualidade e na excelência do que Santa Catarina faz, a ideia é desenvolver nossas marcas. Como acontece entre as empresas catarinenses que conquistaram corações e mentes do consumidor em diversos segmentos. As Personalidades de Venda da ADVB são um exemplo disso. Vicente Donini, da Marisol; Luciano Hang, da Havan; Beto Barreiros, do Box32; Sônia Hess de Souza, da Dudalina; Jaimes Almeida Junior; ou seja, exemplos de marcas e ativos que o consumidor respeita e tem uma relação de confiança.
Empreendedor – Será uma gestão que vai buscar a qualificação das empresas.
Delton Batista – Extamente. Recentemente eu conversei com o presidente do Instituto Nacional de Marcas e Patentes (INPI) e soube que Santa Catarina acessa muito pouco a instituição. E quando acessa é voltada mais para patentes industriais e poucos registros de marca. Isso implicará em problemas no futuro, seja em questões societárias, de fusão, aquisição e vendas de empresa. Por isso a ADVB/SC tem um papel de inspirar as empresas para que almejem construir marcas. Queremos abrir novos caminhos e informar, para que o empresário consiga focar nesse tema.
Empreendedor – Além disso, a entidade dará continuidade aos prêmios de reconhecimento que já são marca registrada no segmento empresarial?
Delton Batista – Sim, porque um dos pilares da ADVB é o do reconhecimento. Temos uma série de premiações que buscam fazer com que as empresas que tenham os melhores cases de sucesso se tornem referencia e sejam reconhecidas. Isso gera estímulo e motiva outras empresas a seguirem o mesmo caminho.
Temos prêmios como o Personalidade de Vendas, que destaca o empresário obteve o melhor desempenho mercadológico naquele ano; o Empresa Cidadã, que este ano completa 20 anos e premia cases de sustentabilidade e responsabilidade social, o Top de Marketing e Vendas, que é o Oscar do marketing de Santa Catarina. E agora vamos lançar um novo prêmio, o Profissional de Marketing e Vendas do Ano, que busca reconhecer o profissional, o executivo que muitas vezes fica nos bastidores, mas que é responsável por fazer a concepção e formular ideias para a construção de marcas que obtêm sucesso. Será mais um incentivo para valorizar os profissionais que atuam na construção das marcas catarinenses.
Outra novidade é que além da diretoria, criamos outro fórum, que é um comitê de inovação e tendências de marketing e vendas, formado por empresários e lideranças de diversos segmentos da economia. Abrange desde a indústria têxtil ao varejo supermercadista, chega em áreas como a cultura e a educação, entre outras, e a ideia é que esse grupo se reúna com alguma frequência para discutir comportamento e mudanças com as quais a tecnologia vem impactando as economias e os mercados. Nesse sentido, vamos trazer o diretor do Centro de Inovação da Nasa, Kumar Krishen, que virá pela primeira vez ao Brasil a nosso convite, e vai falar sobre como se preparar para o futuro.
Vamos discutir temas que vão desde robótica, inteligência artificial, Big Data, realidade artificial, realidade aumentada, redes sociais, mudanças de hábitos de consumo e como os profissionais de marketing e vendas compreendem essas mudanças. Ou seja, como as empresas podem continuar liderando mesmo nesse cenário de transformação.
Empreendedor – O projeto ADVB Inspira, por sua vez, busca sensibilizar novos empreendedores?
Delton Batista – É um projeto em parceria com o Sebrae, que vai percorrer o estado de Santa Catarina levando conteúdos de empresários de sucesso, que começaram pequenos. Queremos que isso sirva de motivação para aqueles empreendedores que estão começando agora. Porque nossas personalidades de venda, já consagradas, começaram pequenos. A Dudalina, a Havan, a Weg, todos começaram com uma unidade e muito pequenas. Então a ideia é trazer experiências para essa mentoria, para esse talking com empreendedores da nova geração. Porque na visão da ADVB, uma empresa de sucesso vai além dos indicadores financeiros, ela tem de ter impacto positivo na comunidade em que atua, ela tem que ter responsabilidade social, sustentabilidade, engajamento com os colaboradores, parceiros, acionistas e todos os stakeholders dessa cadeia produtiva.
Empreendedor – A entidade também pretende investir no debate sobre novas plataformas digitais e novos formadores de opinião ?
Delton Batista – Sim, vamos anunciar em breve um encontro entre youtubers e formadores de opinião. A intenção é conhecermos um pouco melhor os youtubers, as novas plataformas digitais e como elas contribuem com estratégias de engajamento e relacionamento com o consumidor, como somam no composto de marketing e comunicação das organizações. Vamos trazer youtubers catarinenses que têm milhões de seguidores no Brasil. Muitas marcas estão utilizando desse influência para inserir produtos e serviços e estabelecer uma linha direta de relacionamento com seu público. Então a ADVB se moderniza e traz o que há de mais atual para o conhecimento dos empresários. Esse encontro vai acontecer no dia 15 de março. Também iremos anunciar outros eventos de capacitação que irão acontecer em abril.
Empreendedor – Como será a campanha institucional que norteará a nova gestão?
Delton Batista – Esse é outro ponto alto. A campanha chamada “Estratégias que geram valor” terá como objetivo salientar que marketing e vendas estão presentes em todos os setores da economia – na indústria, tecnologia, agronegócio e varejo – e quando as empresas se utilizam dessas ferramentas para promover seus produtos e serviços elas constroem marcas que agregam valor. E valor tem de estar no centro da estratégia dessas organizações. Quando o consumidor percebe uma marca, ele percebe valor naquela proposta e isso torna as empresas mais competitivas do que os concorrentes que não têm marca. Queremos provocar a sociedade para esse assunto. A importância de que em qualquer segmento da economia catarinense, as empresas têm de buscar ser essa etiqueta, em qualquer atividade profissional. Tem que ser uma marca valorizada pelo cliente. Valor no centro da estratégia é um tema que vamos utilizar durante toda a gestão. É preciso cada vez mais compreender a necessidade do cliente e construir marcas.