Desafio dos mercados regionais para franquias

Com a conquista de grandes resultados e um desempenho favorável, expandir uma rede de franquias para outras regiões do país surge como uma alternativa natural para crescer cada vez mais. No entanto, há medidas fundamentais para se estabelecer de forma sólida e segura em mercados empresariais específicos.

Uma delas é saber onde se está pisando. Quando se viaja para uma cidade desconhecida, é comum observar costumes diferentes, linguagens variadas e uma forma distinta de se levar o cotidiano. Isso também se aplica em termos comerciais. Como adaptar os métodos e a proposta de sua empresa às novas peculiaridades e exigências?

Antes de mais nada, é necessário realizar um estudo detalhado sobre questões como público-alvo e locais com maior possibilidade de negócio. Essa sondagem inicial determinará se há risco ou não na implementação empresarial. São detalhes que influenciam no crescimento sustentável de qualquer rede de franquias.

Por meio de um mapeamento, o empreendedor terá a possibilidade de identificar o perfil selecionado e onde ele se concentra, facilitando a decisão a respeito do processo de expansão.

Outra medida importante é estudar os concorrentes locais e analisar todos os dados disponíveis sobre eles. Visando um maior entendimento sobre como as coisas funcionam nessa nova região, será importante prestar atenção no comportamento e resultados que os concorrentes apresentam. Qualquer referência surge como parâmetro e fortalece a cautela perante determinado cenário.

Outra ferramenta capaz de simplificar e indicar a receptividade local para sua franquia é a gestão de dados confiáveis. Com eles, você poderá construir um termômetro assertivo sobre a região, além de facilitar a tomada de decisão final. Todos esses detalhes demonstram se há ou não viabilidade operacional para a implementação.

Na parte de custos, é impossível não considerar a realidade econômica em que se está inserido, e esse é um dos grandes desafios: ter a sensibilidade de identificar, com base em um planejamento estratégico, o local mais frutífero para receber sua franquia.

Abrir novas unidades espalhadas por regiões diferentes exige um senso de adaptação imediato do franqueador. Mudanças no produto e flexibilidade no tipo de atendimento, são alguns exemplos práticos que podem determinar o sucesso de um negócio.

Uma campanha de marketing, por exemplo, só surtirá o efeito desejado se atingir o público selecionado. E para isso, é preciso compreendê-lo, sob a ótica de uma nova perspectiva cultural. Novas parcerias, tecnologia de ponta e, principalmente, apoio sólido ao franqueado, são iniciativas estratégicas que abrirão espaço para o crescimento da rede.

Por isso, a etapa que precede a ampliação de uma rede é primordial para os resultados que virão. E aprofundar-se na cultura regional é sinônimo de garantir um terreno seguro para novas franquias.

*Lucas Romi é sócio e vice-presidente de Expansão e Novos Negócios na Odontoclinic.

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